sexta-feira, 19 de julho de 2013

Opinião: Angelópolis

Título original: Angelopolis (2013)
Autor: Danielle Trussoni
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 9789722351027
Editora: Editorial Presença (2013)

Sinopse:

Angelópolis é a sequela de Angelologia, um sucesso à escala global e também um bestseller do New York Times. Voltamos a entrar num mundo onde se cruzam história, mitologia e os universos bíblico e fantástico. A batalha entre os humanos e os Nefilins atinge proporções aterradoras. Verlaine é agora um caçador de anjos de elite que se empenha a fundo em capturá-los e eliminá-los. E quando Evangeline, a mulher que ama, é raptada diante dos seus olhos por uma das criaturas mais procuradas pela Sociedade, tem início uma perseguição que leva Verlaine até aos palácios de São Petersburgo, à Sibéria e às costas do Mar Negro, onde o aguardam a verdade sobre as origens de Evangeline e forças terríficas, capazes de ameaçar o futuro de toda a humanidade.

Opinião:

Angelópolis relata o que aconteceu 10 anos após a história narrada em Angelologia, o primeiro volume desta saga.

Danielle Trussoni apresenta desta forma o que aconteceu à mestiça Evangeline e ao caçador Verlaine após o desfecho inconclusivo do primeiro volume. Sendo estas as personagens mais conhecidas, acabam também por ser aquelas a que o leitor estabelece maior ligação. Ao longo da narrativa, a autora introduz outras figuras, dotadas de um papel secundário mas com grande importância para o desenrolar dos acontecimentos. Á semelhança do que aconteceu ao início com Angelologia, a empatia com estas personagens pode não ser fácil, devido às atitudes frias e até calculistas.

O grande ponto forte deste volume acaba por ser a maior exploração do misticismo e religiosidade, assim como o cruzamento entre estes aspectos com acontecimentos históricos. Destaco o papel da dinastia Romanov, nomeadamente da última geração, e de alguns elementos culturais característicos, como os ovos Fabergé. Contudo, com o decorrer da leitura, surge a percepção de que este volume está centrado numa descoberta do passado. Os momentos de acção são escassos, sendo o mais relevante o que surge no final. Toda a narrativa está direccionada para a colecta de informações, que regra geral é conseguida junto de uma nova personagem que inicia relatos de outros tempos. Fica a dúvida de se não teria sido melhor a autora ter apostado numa prequela antes de conduzir os protagonistas de Angelologia para o seu desafio e final.

A leitura, no geral, é agradável, mas existem algumas incongruências que acabam por afectá-la. A autora continua a não ser consistente em detalhes, como acontece, por exemplo com a cor dos olhos das personagens. Existem ainda outros detalhes que são facilmente detectados, como acontece quando, a certo momento, um espaço é descrito como simples e sem cama para que na página seguinte exista uma personagem que vai buscar um objecto debaixo de uma cama nesse mesmo local.

No final, o leitor sente-se satisfeito por saber mais sobre o mundo criado por Danielle Trussoni que tanto o encantou em Angelologia, mas fica a sensação de que a história pouco avançou. Fica a vontade de saber o que a autora está a preparar para o próximo volume, ainda sem data de publicação, e o desejo de que as falhas encontradas sejam corrigidas.

Ver opiniões a outros livros de Danielle Trussoni:
Angelologia

Sem comentários: