quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Opinião: Todas as Palavras de Amor


Autor: Ana Casaca  
ISBN:  9789897020605 
 Editora: Guerra & Paz 

Sinopse:

Numa viagem em busca de si mesma, Alice escreve a primeira de muitas cartas a um grande amor. Não imagina que, na morada para onde envia as cartas, vive António, um homem que nunca viu. O homem recebe a primeira carta e as palavras daquela mulher que também não conhece, confrontam-no com aquilo de que sempre fugira.

Alice é uma mulher divorciada à procura do seu próprio rumo. António é um padre que, nunca ousou trilhar o caminho do amor. Todas as Palavras de Amor é um romance que começa com a surpresa de um engano. Depois, em páginas de uma escrita fulgurante, aprendemos que um engano talvez seja a melhor forma de modificar duas vidas para sempre.

Opinião:
 

O amor é complexo, abrangente e pode ser vivido de diferentes formas. Em Todas as Palavras de Amor, Ana Casaca explora o sentimento sublime através de diferentes personagens. Inicialmente o texto é apresentado essencialmente sobre a forma de carta, e mais tarde temos um maior acesso a um discurso narrativo na terceira pessoa.

Alice, a protagonista da trama, é uma mulher cansada de viver numa ilusão. Decicida a alcançar a felicidade plena, deixa tudo para trás e parte numa viagem onde julga ter descoberto o homem dos seus sonhos. Apaixonada, aproveita a intimidade que a palavra escrita transmite para enviar uma série de cartas ao homem que a fez descobrir o amor durante uma semana intensa. Nestas cartas, podemos ver que Alice quebrou barreiras e desafiou limites impostos pela sua família para iniciar aquela viagem. Percebemos a pressão psicológica de que foi alvo ao longo da vida através das respostas da sua mãe e vemos que esta protagonista é uma mulher emotiva, forte, profunda e que tem esperança de vir a encontrar um futuro melhor.

Mas as cartas que Alice escreveu para aquele homem apaixonante não chegam ao seu destinatário. Por algum motivo, a correspondência vai parar a casa de um padre que partilha o nome do destinatário original. António fica perplexo quando lê a primeira carta pois sente uma ligação forte com aquela mulher desconhecida para além de ser interpelado para a sua existência. Através destas cartas, António revisita o passado, tenta perceber o que realmente levou a assumir aquela missão, questiona a sua vocação e descobre o que realmente pretende para si. 

Ao ler este livro relembrei, por diversas vezes, a frase "não existem coincidências". Em Todas as Palavras de Amor, tudo começa como fruto de um engano, de um erro. O leitor percebe facilmente que diversos acontecimentos que à partida, não deveriam ter qualquer relação aqui têm. Destaco o facto de tanto o homem por quem Alice se apaixonou em Londres como o padre que recebe as suas cartas possuírem o mesmo nome. Com o desenrolar da leitura, percebe-se a intenção desta escolha. 

É uma história agradável, leve e que é lida num instante,  Contudo, a certo momento, achei que  formato de carta já surgia de modo exagerado. É certo que a autora tentou explicar que tal acontecia por esta ser uma forma mais íntima de comunicação, mas tal pode não ser facilmente aceite por todos os leitores, especialmente quando se transforma na única forma de um casal, que está junto há vários anos, conseguir falar dos seus sentimentos. É bonito e até poético, mas não inteiramente convincente.

Ainda sobre as cartas, por vezes senti que o estilo de escrita utilizado por diferentes personagens era demasiado semelhante. Gostava de ter percebido instantaneamente quem escrevia o quê, em vez de ter de procurar a assinatura no final de cada carta para ter a certeza de qual era a personagem que estava a falar. 

Relativamente à narrativa, pareceu-me que seguiu de uma forma linear e apelativa. A autora não se apressou com desenvolvimentos e fez o leitor sentir as dúvidas e angústias das personagens que iam surgindo, mesmo com aquelas por quem não foi criada empatia. Porém, não existiram grandes surpresas. É fácil perceber a direção que está a ser tomada, a autora deixa adivinhar quando tragédias vão acontecer e o final era o esperado.

Gostaria ainda de acrescentar que achei muito curioso a autora ter-se baseado numa experiência pessoal para elaborar a base deste livro. Afinal, Ana Casaca confessa que, em certo momento da sua vida, recebeu diversos postais que lhe eram remetidos por uma estranha que, aparentemente, viajava pelo mundo. A autora nunca percebeu o porquê de tal ter acontecido, mas confessa que isso a fez refletir na sua vida.

Todas as Palavras de Amor é um romance indicado para quem gosta de histórias de amor quase impossíveis, repletas de obstáculos e acompanhadas por reflexões intimistas.

Sem comentários: