sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Os 10 livros mais polémicos de sempre

Existem livros com histórias que marcam, existem aqueles que divertem e fazem passar bons momentos. Existem aqueles que nos dão vontade de falar sobre, aquelas que não nos dizem absolutamente nada e aqueles que geram a discórdia e iniciam verdadeiros confrontos de ideias (alguns mais pacificos do que outros).
A pensar neste último grupo, decidi procurar os livros mais polémicos de sempre e elaborei uma lista para vor apresentar os que estão no top 10.


10º lugar


A Desilusão de Deus, de Richard Dawkins
Este livro de 2006 expõe argumentos para provar a inexistência de Deus. O autor, orgulhosamente ateu, afirma que a religião é a principal causa para os males modernos e que a aceitação da não existência de uma entidade divina iria propiciar uma sociedade mais feliz e livre.

Esta obra, caso de sucesso de vendas, foi acusada de superficialidade unilateral e fundamentalismo cientificista.


9º lugar

Os Versículos Satânicos, de Salman Rushdie
Obra que remonta a 1989, conta a aventura de dois muçulmanos, Gibreel e Saladin, que sobreviveram a um atendado de bomba num avião.Enquanto um desenvolve chifres, cascos e cauda, ao outro aparece-lhe uma auréola.

Repleto de ironias, reflete sobre a eterna luta entre o bem e o mal ao mesmo tempo que critica o Islamismo. Ofendidos pelo teor do livro, líderes religiosos chegaram mesmo a oferecer cerca de 5 milhões de euros pelo autor, que, para manter a segurança, teve de se esconder no anonimato.



8º lugar
Lolita, de Vladimir Nabokov

A história da relação amorosa de Humbert Humbert, um homem de meia idade com uma jovem de 12 anos foi rejeitada por várias editoras, que o rotularam de pornografia pura. Contudo, o livro foi publicado em 1955 e é um dos romances mais famosos do século XX.

Considerado um livro apaixonante por uns, é também tido como uma perversão que abala consciências e retrata, de forma devastadora, os EUA em meados dos anos cinquenta.


7º lugar

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Obra  de 1857 que conta a história de uma jovem mulher casada com um médico em decadência, aborda as temáticas do adultério, do consumismo, da negligência médica, do suicidio e dos problemas conjugais.

O facto de abordar as temáticas do adultério e do consumismo ao mesmo tempo que faz uma crítica expressa ao clero e burguesia da época fez com que fosse um livro de sucesso na época, Contudo, o seu autor acabou por ser levado a tribunal, acusado de ofender a moral e a religião. Acabou por ser absolvido.


6º lugar

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud
Obra que inaugurou a teoria da análise do sonho, foi publicada em 1900. O autor, o pai da psicanálise, defendia que qualquer sonho podia ser explicado, sendo uma "estrada real para o conhecimento dos processos mentais do inconsciente".

Livro mal recebido por contradizer as teorias da época, causou maior plémica devido à questão das interpretações sexuais.





5º lugar
Os Cento e Vinte Dias de Sodoma ou A Escola da Libertinagem, de Marquês de Sade
Segundo o autor, este livro de 1785 trata-se "da narração mais impura que já se fez desde que o mundo é mundo". Sade (cujo apelido deu origem à palavra "sadismo") perturba o leitor ao contemplar excatologia, incesto, tortura, orgias e assassinato.

Trama repleta de violência e paixões, foi a forma utilizada pelo escritor para criticar a Igreja, a família e o Estado. Sade foi preso por diversas vezes e acabou por falecer num hospício.


4º lugar
Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos, de Giordano Bruno

Em 1584, Giordano Bruno, precursor da filosofia moderna, baseou-se na teoria do astrónomo  Nicolau Copérnico de que a Terra não era o centro do Universo. O autor apresentou a ideia de que o Universo seria infinito e composto por um número infino de mundos, todos eles com sistemas heliocêntricos.

Giordano Bruno acabou por ser executado pela Inquisição por heresia.




3º lugar

A Origem das Espécies, de Charles Darwin
Publicado em 1859, a Origem das espécies, de Charles Darwin, abalou o mundo ao consagrar os princípios universais da competição entre as espécies e da selecção natural. Opondo-se radicalmente à teoria criacionista, foi desde a primeira edição alvo de críticas que persistem até hoje. 

Considerada umas das obras mais influentes do século XIX e um dos maiores documentos científicos de sempre, apresenta uma investigação minuciosa que defende como todos os organismos da Terra evoluíram ao longo do tempo.


2º lugar
Mein Kampf, de Adolf Hitler

Publicado em 1926, esta é "o livro do nazismo". Escrito por Adolf Hitler, expressa as ideias racistas do ditador e persuade os alemães a combater os judeus que, na sua concepção, pretendiam tomar a Alemanha.

É preciso continuar a explicar o porquê de ser um livro polémico?




1º lugar

Bíblia Sagrada

Impressionados? Não só é o livro mais comprado e lido de sempre como também o mais polémico! Afinal, este é um livro que não atrai apenas fiéis. São vários os grupos que discutem a Bíblia, quer seja pelos seus conteúdos quer seja pela sua autoria.

É constantemente alvo de análises, fonte de inspiração para outras criações artísticas para além de ser o livro de culto de uma das religiões com mais poder de sempre.



Terminada a lista, é possível chegar a uma conclusão: livros com teor religioso, sexual e violento têm maior probabilidade de gerar polémica. E havia dúvidas?

Sem comentários: