sábado, 3 de novembro de 2012

Opinião: A Vingança do Lobo (Crónicas Obscuras #1)

Autor: Vitor Frazão
ISBN: 9789898222336
Editora: Chiado Editora (2009)

Sinopse:

No Parque Nacional de Olympic, sobre um crepúsculo enublado, dois campistas são atacados. Dias depois, em pleno Parque Central de Nova York, três corpos aparecem mutilados, alimentando a imaginação dos media. O que eles não sabem é que ambos os crimes são mais do que aparentam. 

Dez anos após ter desertado do seu clã, Lance "Meia-Raça" Fenrison, um lobisomem híbrido, volta à cidade Nova York para se vingar do homem que lhe matou a mulher e a filha. No outro lado do espectro está Isabel Martínez, uma agente da polícia, que ao encontrar-se acidental com Lance é atirada de cabeça para uma realidade que nem sonhara existir, levando-a a duvidar da própria sanidade. O mero regresso de Lance à Grande Maçã acaba por ter mais repercussões do que este poderia imaginar e, sem dar por isso, o licantropo vê-se alvo não só dos Obliteradores, uma sociedade dedicada ao extermínio de todas as criaturas paranormais, como do seu próprio clã. Vale-lhe uma inesperada e invulgar aliada, Eleanora "Lâmina Sangrenta" Reeve, uma vampira atípica, que tem uma única e ambiciosa missão: unir todas as divergentes espécies de Ocultos, o nome colectivo dados aos seres sobrenaturais, contra os Obliteradores que insistem em caçá-los. 

Uma obra com sentimentos profundos, quem sabe apaixonante para quem lê. Palavras de Amor são um capítulo de uma vida... Obliteradores obcecados e inflexíveis; lobisomens belicosos e tribalistas; vampiros inteligentes e intriguistas; feiticeiros poderosos e vulgares humanos que vivem as suas vidas, ignorando que em plena Nova York do século XXI o sobrenatural continua tão forte como em qualquer supersticioso e atrasado canto do mundo medieval.

Opinião:

Nova Iorque, a cidade que nunca dorme e com uma alta taxa de criminalidade. Tudo parece que pode acontecer neste cenário, mas lobisomens? Vampiros? Bruxas e feiticeiras? Em A Vingança do Lobo sim,isso é possível.

Vitor Frazão apresenta um romance de fantasia urbana onde a vingança tem papel de destaque. Inicialmente, o leitor pode não perceber bem o que está realmente a acontecer, pode haver alguma dificuldade em distinguir os heróis dos vilões, questões essas que são totalmente esclarecidas com o decorrer da leitura. Afinal, este é fundamentalmente um livro que nos mostra que a dor e a revolta podem levar o homem a tomar ações e decisões extremas e nem sempre socialmente aceites.

O protagonista da trama é Lance, o Meia-Raça, mas o autor decidiu, e bem, não se debruçar apenas nele. Existem capítulos com os pontos de vista de diferentes personagens, o que fornece ao leitor uma visão mais completa sobre o enredo e também sobre este novo mundo. Assim, o leitor conhece alguns seres fantásticos, entre nas rivalidades entre grupos e, apesar de condenar certas situações, percebe o porquê de assim ser.

Bem e mal são separados por uma linha muito ténue. O leitor vai perceber que são as decisões finais que revelam o verdadeiro carácter de cada personagem e é nesse momento que todas as pontas soltas se ligam.

Ao início,pode custar um pouco a entrar na trama. Talvez o facto de serem apresentadas várias perspectivas e de estas transmitirem, fundamentalmente informação quase em excesso, faça com que não seja fácil criar empatia com as personagens e com que surja algum desinteresse pela história. É com a continuação que o livro realmente agarra, até lá pode ser necessária alguma persistência.

Foi criada uma sociedade complexa e interessante, e terminada esta leitura surge o desejo que mais fações sejam exploradas em próximos volumes. Fica também o apelo de que,caso haja continuação destas crónicas,que existe um maior cuidado no trabalho de revisão.

História interessante que vai interessar aos fãs de fantasias urbanas que tendem para a ação e não para o sentimentalismo.

Entrevista a Vitor Frazão aqui.

Sem comentários: