terça-feira, 16 de outubro de 2012

Opinião: A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)


Título original: City of Ashes (2008)
Autor: Cassandra Clare
Tradutor: José Luís Luna
ISBN: 9789896570620
Editora: Planeta (2010)

Sinopse:

Clary Fray só que­ria que a sua vida vol­tasse ao nor­mal. Mas o que é nor­mal quando se é um Caça­dor de Som­bras? A mãe em estado de coma indu­zido por artes mági­cas, e de repente começa a ver lobi­so­mens, vam­pi­ros, e fadas? A única hipó­tese que Clary tem de aju­dar a mãe é pedir ajuda ao dia­bó­lico Valen­tine que, além de louco, sim­bo­liza o Mal e, para pio­rar o cená­rio, tam­bém é o seu pai.

Quando o segundo dos Ins­tru­men­tos Mor­tais é rou­bado o prin­ci­pal sus­peito é Jace, que a jovem des­co­briu recen­te­mente ser seu irmão. Ela não acre­dita que Jace de facto possa estar dis­posto a aban­do­nar tudo o que acre­dita e aliar-se ao dia­bó­lico pai Valen­tine… mas as apa­rên­cias podem iludir

Opinião:

*Atenção! Pode conter spoilers para quem não leu o primeiro volume da saga*

Em A Cidade das Cinzas, o leitor continua a seguir as aventuras iniciadas no primeiro volume da saga, A Cidade dos Ossos. Assim, o clima inicial é de dor e dúvida, já que os protagonistas, Clary e Jace, estão apaixonados um pelo outro, apesar de recentemente terem descoberto serem irmãos.

Deste modo, o foco nos sentimentos do casal principal faz com que a trama tenha alguns momentos mais parados e até cansativos. O leitor quer que as personagens direcionem as suas forças para o mal que ameaça o seu mundo, afinal a terrível Valentine está de volta.

Os momentos de ação são os mais interessantes, até porque permitem conhecer melhor as personagens secundárias deste universo. Simon, Isabelle e Alec são interessantes e provam que a história podia estar focada neles que seria igualmente cativante. Este volume permite ainda conhecer o grande vilão. Valentine é uma personagem bem conseguida, tem propósitos convincentes e um código de conduta muito próprio, o que fornece justificação para os atos dos heróis.

Cassandra Clare volta a apresentar novas vertentes deste universo, que, sem dúvida, está muito bem conseguido. Contudo, este segundo volume perde um pouco a força que o primeiro transmitiu. A história agarra, mas o leitor sente que falta algo. Talvez um maior amadurecimento das personagens ou uma maior apresentação da história envolvente.

No final, fica a sensação de que a trama era previsível, mas que também se tratou de uma leitura agradável, rápida e revigorante. 

Outros livros de Cassandra Clare:

Sem comentários: