sábado, 20 de outubro de 2012

Opinião: A Cidade das Almas Perdidas (Caçadores de Sombras #5)


Título original: City of Lost Souls (2012)
Autor: Cassandra Clare
Tradutor: José Luís Luna
ISBN: 9789896573218
Editora: Planeta (2012)

Sinopse:

O demónio Lilith foi destruído e Jace liberto do cativeiro. Quando os Caçadores de Sombras chegam, porém, nada encontram além de sangue e vidros partidos. O rapaz que Clary ama desapareceu, bem como o que odeia: o irmão, Sebastian, determinado a vencer os Caçadores de Sombras.

A magia de Clave não consegue localizar o paradeiro de nenhum dos jovens, mas Jace não pode ficar afastada de Clary. Quando se reencontram, Clary descobre o horror causado pela magia de Lilith - Mal. A Clave está determinada a destruir Sebastian, mas é impossível atingir um dos rapazes sem destruir o outro.

Opinião:

Se A Cidade dos Anjos Caídos ficou aquém das expectativas, A Cidade das Almas Perdidas recupera o ritmo dos três primeiros volumes que conquistaram uma verdadeira legião de fãs para a série “Caçadores de Sombras”.

Com mais ação e momentos surpreendentes, este livro não se perde nos diálogos excessivos e sem conteúdo encontrado em volumes anteriores, estando mais centrado num desenrolar interessante de acontecimentos.

A relação de Jace e Clary fica um pouco diferente, até porque o rapaz deixa de ser quem ele realmente é (Confuso? Vejam no livro o que lhe acontece). Clary volta a ter uma atitude decisiva para a trama e começa aproximar-se do vilão, Sebastian. Porém, acompanhar os seus pensamentos continua a ser um pouco cansativo, já que para ela tudo gira em torno de Jace e parece que nada mais existe no mundo.


Já Sebastian acaba por ser uma lufada de ar fresco. Apesar de possuir intenções cruéis, a verdade é que o irmão de Clary é bastante cativante. Sebastian é um bad boy no verdadeiro sentido do conceito, e à medida que o leitor o vai conhecendo vai querer continuar a saber cada vez mais sobre ele.

Os leitores vão ficar agradados ao descobrir que os momentos interessantes não se resumem ao trio Clary, Jace e Sebastian. Simon e Isabelle tornam-se um par cada vez mais curioso e há desenvolvimentos muito relevantes entre Magnus e Alec. O facto de Cassandra Clare dar maior relevância às suas personagens secundárias torna o seu mundo mais agradável e a leitura volta a apresentar um ritmo rápido.

A Cidade das Almas Perdidas revela ser um livro mais pensado do que o anterior. Os fãs da série vão ficar muito agradados com estes desenvolvimentos e, no final, vão ficar com o desejo de ter o próximo nas mãos rapidamente.

Outros livros de Cassandra Clare:

4 comentários:

Unknown disse...

Está claro que andas numa maratona de "Caçadores de Sombras" por estes dias :D (pelo menos de opinião)
Eu comecei a ler o primeiro livro há alguns anos, mas não terminei o livro… não me recordo exactamente da razão de o ter pousado, talvez não fosse apenas o livro certo para o momento :P

Cláudia disse...

Olá Liliana!
Sim, como a semana passada fiz uma votação sobre o próximo livro a ler e como o livro escolhido foi "A Cidade das Almas Perdidas", achei que devia apresentar as minhas opiniões ao livros anteriores e só depois colocar online a do último (dá a sensação de casa arrumada =P).
Realmente, há livros que parecem ter a sua altura própria para ler. Já me aconteceu *

Lynn disse...

Onde comprou este livro? T-T se leu online por favor me diga onde ;_;

Cláudia disse...

Olá Lynn!
Este livro foi adquirido numa livraria em Lisboa.
Bj*