segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Opinião: Cornos


Título original: Horns (2010)
Autor: Joe Hill
Tradutor: Pedro Garcia Rosado
ISBN:  9789895577613
Editora: Gailivro (2010)

 Sinopse:

Ignatius Perrish passou a noite embriagado e a fazer coisas terríveis. Na manhã seguinte acordou com uma ressaca tremenda, uma dor de cabeça violenta... e um par de cornos a sair-lhe das têmporas.No início Ig pensou que os cornos eram uma alucinação, fruto de uma mente danificada pela fúria e pelo desgosto. Passara um ano inteiro num purgatório solitário e privado depois da morte da sua amada, Merrin Williams, violada e assassinada em circunstâncias inexplicáveis. Um colapso mental teria sido a coisa mais natural do mundo. Mas nada havia de natural nos cornos, que eram bem reais.

Em tempos, o íntegro Ig usufruíra da vida dos bem-aventurados, Ig tinha estabilidade, dinheiro e um lugar na comunidade. O único suspeito do crime, Ig nunca foi acusado ou julgado. Mas também nunca foi ilibado. No tribunal da opinião pública de Gideon, New Hampshire, Ig é e será sempre culpado. Nada que ele possa dizer ou fazer importa. Todos o abandonaram e parece que o próprio Deus também. Todos com excepção do demónio que está dentro de si... E, agora, Ig está possuído por um poder novo e terrível que condiz com o seu novo look assustador - um talento macabro que tenciona usar para descobrir o monstro que matou Merrin e que destruiu a sua vida.

Opinião:

Cornos é a história de um rapaz que procura recuperar a verdade ao mesmo tempo que trava uma luta interna entre o bem e o mal. Esta não é uma história feliz, afinal, a trama começa num ponto em que diversos acontecimentos atrozes já tomaram lugar e já mudaram vidas.

Ig é um jovem que já foi feliz, mas que acabou por se tornar um pária, por ser visto como o autor da violação e assassinato da namorada. Inconformado pelo terrível acontecimento e por não conseguir provar a sua inocência, o jovem acaba por entrar numa espiral de declínio, ao mesmo tempo que uns cornos lhe crescem na cabeça e lhe permitem conhecer tudo o que aqueles que o rodeiam pensam.

Se, inicialmente, Ig não é visto com bons olhos devido à conduta que decidiu seguir após a morte da namorada, depressa o leitor deseja que o verdadeiro criminoso seja descoberto, de forma a ilibar Ig. Afinal, o jovem sofre não só com o desgosto mas também com a rejeição daqueles que outrora amou. O seu novo poder faz com que passe por momentos lamentáveis, nomeadamente quando percebe que a família tem vergonha dele e o quer longe. Ig depressa revela ser uma personagem interessante e complexa.

Livro de leitura rápida, onde está sempre algo a acontecer, alguns segredos podem parecer ser desvendados depressa demais, mas a verdade é que a sua revelação apenas acarreta mais questões que o leitor quer ver respondidas. Contudo, os saltos temporais e as mudanças de perspetiva ao longo da narrativa podem gerar alguma confusão e dificultar a leitura aos mais desatentos.

Inserido no género do terror, Cornos é pode ser assustador, sem recorrer a lugares comuns do género. Afinal, existe a componente fantástica de surgirem cornos na cabeça da personagem principal, mas a trama principal acaba por girar em torno de uma cruel realidade.

Leitura interessante, prova que Joe Hill não é apenas o filho de Stephen King, mas que é também um autor de muito talento.

Nota: Cornos prepara-se para ter adaptação cinematográfica. O filme está em pré-produção, conta com Daniel Radcliffe e Juno Temple no elenco e tem estreia marcada para 2013.

Sem comentários: