sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Opinião: Sangue-do-Coração


Título original: Heart’s Blood (2009)
Autoria: Juliet Marillier
Tradução: Marta Teixeira Pinto
ISBN: 9789722521741
Editora: Bertrand Editora (2010)

Juliet Marillier é uma exímia contadora de histórias. Os seus livros retratam a personagens diferentes mas que possuíam uma mesma força interior, o que as leva a ultrapassar os obstáculos encontrados de uma forma corajosa e honrada.

Sinopse:

Em “Sangue-do-Coração”, Juliet Marillier apresenta Caitrin, uma jovem escriba que foge de um passado assombroso. Caitrin está disposta a tudo para se esconder daqueles que tanto a magoaram, e refugia-se num local cheio de segredos que aterroriza todos os que o conhecem: Whistling Tor.

Assim, a heroína prefere enfrentar uma aldeia que vive no medo, uma floresta assombrada e um castelo amaldiçoado. Muitas coisas estranhas se passam e tudo é sombrio, mas mesmo assim, Caitrin insiste em oferecer os seus serviços de escriba ao chefe-tribal, Anluan, que a aceita de forma relutante.

O grande castelo é habitado por Anluan e pelos poucos servos que lhe são fiéis. Estes serventes formam um grupo peculiar que afasta o mais comum dos mortais. O desespero da protagonista faz com que veja no castelo um refúgio, onde começa a relacionar-se com os seus estranhos habitantes, nunca negligenciando o seu trabalho. É na biblioteca do castelo que começa a perceber que algo muito importante aconteceu naquela região, e entra numa demanda pela verdade sobre a história do local, assim como para perceber quem é, afinal, o seu anfitrião.

Opinião:

Os leitores de Juliet Marillier vão ter a certeza de encontrar uma história com elementos à qual já estão habituados: aventuras cheias de misticismo em ambientes históricos remotos. A escrita elegante e sensível, revela a jornada de Caitrin, onde, mais uma vez, a esperança, a força de vontade e o esforço na conquista dos objetivos fazem com que se depare com inúmeras dificuldades, que, ao serem ultrapassadas, desvendam uma merecida recompensa.

É sempre assistir a um mistério criado por Juliet Marillier. Os ambientes obscuros são bastante interessantes, tanto na aldeia onde reina a incerteza e temor como no castelo refundido no meio da floresta, onde o leitor consegue sentir um silêncio abandonado e tenso. O pormenor dos espelhos no interior do castelo reforça o caráter mágico do enredo

Contudo, a ação revelou-se bastante previsível, o que não torna esta obra uma das melhores da autora. É fácil adivinhar o papel de cada personagem e a sua função no desenrolar dos acontecimentos, o que reduz o suspense que deveria existir. Outro fator que causa alguma estranheza está ligado a certos habitantes do castelo. Estes, apesar de serem detentores de algumas peculiaridades que o leitor irá conhecer, têm estabelecido um relacionamento tão fácil e até amável com a protagonista, o que torna os receios dos aldeões infundados.
 
Livro de leitura agradável, mas que não satisfaz completamente os fãs de Marillier, devido à repetição de algumas ideias e à previsão dos acontecimentos.

Sem comentários: