domingo, 29 de julho de 2012

Aquisições de Julho

Este mês as estantes cá de casa ganharam novos inquilinos. São eles:


Divergente, de Veronica Roth
Sinopse:
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem, Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.
Opinião no blog aqui.



A Passagem - Volume II, de Justin Cronin
Sinopse:
Neste segundo volume a humanidade vive uma era de trevas em que a sobrevivência dita as leis, não só em função dos ataques dos mutantes virais, mas em relação a quase tudo. Passaram entretanto noventa anos sobre a catástrofe e a Vagante, como muitos lhe chamam, regressa de uma longa e solitária jornada de décadas. Como numa viagem iniciática, durante essa obscura deriva ganhou forma dentro dela o terrível conhecimento de que ela é a Única que tem o poder de salvar o mundo destruído por aquele pesadelo.







Antologia de Ficção Científica Fantasporto, com organização de Rogério Ribeiro
Sinopse:
O Fantástico nasce da mente e imaginação humanas e encontra campo fértil de expressão nas mais diversas formas artísticas. Tem sido esse o espírito do "Fantasporto", e foi aqui objectivo da 1001 Mundos trazê-lo para a literatura. Esta antologia nasce fruto dessa colaboração, e do trabalho do organizador, Rogério Ribeiro. Esperamos que apreciem estes momentos de um tempo que ainda não é - ou que nunca foi - e que saíram da imaginação de autores de três continentes, mas com um forte elo que os une - a Língua Portuguesa.






Maze Runner - Correr ou Morrer, de James Dashner
Sinopse:
Quando desperta, não sabe onde se encontra. Sabe que o seu nome é Thomas, mas é tudo. Quando aquela caixa metálica para, Thomas percebe então que se encontra num elevador e não tarda a descobrir que chegou a um lugar estranho e que o enche de pânico. Lá fora, uma pequena multidão de adolescentes como ele. Os rapazes puxam-no para fora e as suas vozes saúdam-no numa linguagem que lhe parece estranha. Dizem-lhe que aquele lugar se chama a Clareira e ensinam-lhe o que sabem a respeito daquele mundo. E existe o Labirinto, para além dos muros da Clareira... Mas acontece algo inesperado – a chegada da primeira e única rapariga, Teresa. E ela traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.





A Maldição do Tigre, de Colleen Houck
Sinopse:
Quando Kelsey Hayes se candidata a um trabalho no circo para ocupar as férias de verão até ao início das aulas na faculdade, está longe de imaginar a aventura em que se verá envolvida. Encarregada de cuidar de Ren, um majestoso tigre branco, sente-se de imediato fascinada pelo animal e não hesita em aceitar o convite para o acompanhar numa viagem até à Índia, rumo à reserva natural a que pertence. O que Kelsey ainda não sabe é que o tigre a que tanto se afeiçoou é na verdade Alagan Dhiren Rajaram - um príncipe indiano vítima de uma maldição secular - e que ela poderá ser a única pessoa capaz de o ajudar a quebrar o feitiço. Determinada a devolver a Ren a sua humanidade, Kelsey embarcará numa perigosa aventura por lugares repletos de magia e misticismo. No entanto, as forças do Mal não parecem dispostas a dar-lhes tréguas e os perigos espreitam a cada esquina. Será que a paixão que vai crescendo entre os dois resistirá a todos os obstáculos que lhes vão sendo colocados no caminho?
Opinião no blog aqui.




Beijo do Ferro, de Pratricia Briggs
Sinopse:
Mercy Thompson é mecânica de automóveis e uma rapariga tão bela quanto independente. O seu segredo? Consegue mudar de forma. A sua perdição? Não consegue mudar de lealdade. Como tal, quando o seu antigo mentor é preso por assassínio e deixado a apodrecer atrás das grades pela sua própria espécie, Mercy está disposta a arriscar a vida numa missão solitária para limpar o nome dele. Mas a sua lealdade também vai ser testada de outros lados: os lobisomens não são conhecidos pela sua paciência e, se Mercy não se decide entre os dois de quem gosta, Sam e Adam podem fazer a escolha por ela... Com enredos tortuosos, personagens inesquecíveis e uma escrita dinâmica, Patricia Briggs eleva a fantasia urbana a novos patamares de qualidade. Criada por lobisomens, Mercy Thompson prepara-se para a aventura da sua vida.




Têm curiosidade por algum em especial?

8 comentários:

Elphaba disse...

Só coisas boas. Li quatro dos seis novos "inquilinos" e posso dizer que gostei muito de todos eles.

Boas leituras.

Cláudia disse...

Olá Elphaba! Quais foram?

Elphaba disse...

Não li "A Maldição do Tigre" e "Antologia de Ficção Científica Fantasporto".
Dos que li o que mais gostei foi "Divergente", claramente. Mas acho que os quatro são muito distintos a nível de enredo.
Maze Runner é um bom livro introdutório, vais ficar com muita vontade de ler o livro seguinte e pronto... estás dependente da Presença. Mas acho que será para breve uma vez que lá fora já estão publicados vários livros da série.
O mesmo não se pode dizer de "A Passagem", ao que parece o autor ainda está a escrever a continuação e parece ser daqueles que demora imenso.
Patricia Briggs é um mimo, fantasia urbana no seu melhor, mas isso tu já sabes pela leitura dos livros anteriores.
E pronto, acho que é tudo, já me estiquei no comentário :P

Cláudia disse...

Confesso que estou muito curiosa em relação à Passagem. Ainda nem sequer li o primeiro volume.
Agradeço a tua breve introdução a cada um dos livros :)

addle disse...

Já li o Divergente e adorei!

Cláudia disse...

Ainda bem addle =) Agora ficamos à espera do próximo!

Rita Verdial disse...

Ai tantos que eu quero! :p
O que mais me deixa com "água na boca" é A Maldição do Tigre, quero meeesmo esse livro.

Dos que aqui puseste só li um, que foi o da Briggs e foi uma leitura muito agradável :)

Cláudia disse...

Olá Rita! Aposto que vais gostar de "A Maldição do Tigre" ;)
Da Briggs só li o primeiro livro, mas já tenho os dois seguintes à espera de vez.
Beijinho*