segunda-feira, 19 de março de 2018

Opinião: Os Viajantes (#2)

Título Original: Wayfarer (2017)
Autor: Alexandra Bracken
Tradução: Hugo Gonçalves
ISBN: 9789897543449
Editora: Marcador (2018)

Sinopse:

 Etta Spencer não sabia que era uma viajante até ao dia em que emergiu a quilómetros e a anos da sua casa. Agora que lhe roubaram o objeto poderoso que era a sua única esperança de salvar a mãe, Etta encontra-se presa mais uma vez, longe do seu tempo e de Nichola, corsário do século XVIII por quem se apaixonou.

Quando se vê no coração do inimigo, promete terminar o que começou e destruí-lo de uma vez por todas. Mas é surpreendida com uma revelação bombástica sobre quem é o seu pai. De repente, questionando tudo pelo que lutou, Etta tem de escolher um caminho que poderá transformar o seu futuro.

Opinião:

Fiquei tão bem surpreendida com Os Passageiros do Tempo que tive de ler a sequela dessa história. Alexandra Bracken continua a aventura de Etta e Nichola em Os Viajantes, livro que acaba por ser mais cativante do que o primeiro. Já conhecemos a maior parte das personagens importantes desta aventura e já sabemos como funcionam as viagens no tempo, por isso, agora é o momento para explorar as intrigas e viver novas aventuras.

Este volume começa no momento em que o primeiro terminou. Como tal, tempos as duas personagens principais separadas não só no espaço como no tempo, ligadas apenas pelos sentimentos que nutrem uma pela outra. Devido a esta separação, a autora vai intercalando capítulos para nos contar o que está a acontecer a Etta e depois a Nicholas. Senti-me sempre agarrada ao livro, pois assim que terminava um capítulo de Etta queria saber mais sobre o que viria a seguir, mas primeiro teria de ler páginas dedicadas a Nicholas. E depois acontecia-me o contrário! Conclusão, estava sempre entusiasmada com a história.

É verdade que ao longo da narrativa existem alguns momentos mais parados ou até não tão apelativos, mas o facto de saber que a outra personagem estava a viver um momento intenso não me fazia sentir desmotivada pela leitura. Alexandra Bracken conseguiu intercalar bem estes momentos, de forma a não acontecerem em simultâneo a Etta e a Nicholas. Assim sendo, a leitura acabou sempre por fluir com um bom ritmo, não fazendo perder o interesse.

Confesso que Etta e Nicholas não foram as personagens que mais me cativaram. Eles são aqueles típicos protagonistas de grandes valores e que tentam sempre fazer tudo pelo bem comum. Isso é bom, mas acaba por ser desinteressante em certos momentos. Felizmente eles estavam sempre envolvidos em situações intensas ou rodeados por figuras mais carismáticas e capazes de marcar pela diferença. O carisma e galanteio de Julian, tal como a impulsividade e força de Sophia acabaram por me conquistar e fazer destas personagens as minhas preferidas. Li Min foi uma figura que surgiu de novo e que acabou por nos revelar um outro lado dos viajantes do tempo, o que se tornou muito curioso.

É curioso que, com tantas viagens no tempo e com a descoberta de novas figuras a percepção dos nossos heróis sobre outras pessoas acaba por ser alterada. Gostei especialmente que os pais de Etta, Henry e Rose, não nos serem sempre apresentados da mesma forma. Estamos sempre a duvidar do verdadeiro carácter e dos objectivos de cada um, o que aumenta o mistério da obra e aguça a curiosidade.

As viagens voltam a ser impressionantes e a dar-nos pontos de vista diferentes sobre os locais e as épocas visitadas pelos nossos protagonistas. É engraçado assistir ao contraste entre períodos mais modernos com outros mais antigos, tal como entre culturas completamente distintas. As descrições da autora transportam-nos para cada um destes lugares de forma exemplar, sendo fácil captar os diferentes ambientes.

É sempre fantástico quando um livro não fica abaixo das nossas expectativas. Os Viajantes não decepciona os fãs do primeiro volume, muito pelo contrário. Um livro original, com muita intriga, onde nem tudo o que parece é. As personagens são fantásticas de descobrir e a aventura é maravilhosa, levando-nos a viajar pelo mundo e por épocas. Uma obra a não perder por quem gosta de intriga, mistério e, claro, viagens no tempo.


Outras opiniões a livros de Alexandra Bracken:
Os Passageiros do Tempo

Sem comentários: