quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Opinião: Amor em 59 poemas

ISBN: 9789896655266
Editora: Suma de Letras (2018)

Sinopse:

Os melhores poemas de amor, reunidos num único livro. Descubra o sentimento que faz girar o mundo, eternizado pelas palavras de poetas de diferentes tempos e lugares.

Opinião:

Confesso não ser a maior fã de poesia, mas quando este livrinho surgiu nas minhas mãos senti que o devia ler. Esta publicação, criada a pensar nos mais romântico, consegue cativar logo pelo design. Ao longo das páginas, nota-se um grande cuidado na apresentação dos textos, o que rapidamente nos impele a ler um poema... e depois outro... e mais outro. Quando dei por mim, estava já avançada na leitura, mesmo não sendo normal sentir-me pressa por este tipo de texto.

Estão aqui presentes diversos poemas, de diferentes autores e épocas distintas. Existem escolhas feitas entre nomes nacionais, mas também entre escritores de outras nacionalidades, o que nos permite ter uma visão mais alargada sobre como este sentimento é vivido e experienciado em diferentes culturas, fases da vida, circunstâncias. Gostei que esta colectânea não se focasse apenas na alegria relacionada ao romance, havendo também poemas que falam de dor, desilusão, abnegação, descrença e esperança, por exemplo. Sendo assim, senti que as diferentes facetas deste sentimento foram abordadas, o que enriquece o conjunto final.

Como é natural, houve poemas de que gostei mais do que outros. Afinal, os 59 textos escolhidos são bem distintos, havendo uns que mexem mais comigo do que outros. Contudo, curiosamente, foram poucos aqueles que não cativaram o meu interesse. Gostei de reler alguns poemas, mas ainda mais de conhecer novos textos. Houve alguns poemas que me deixaram bem impressionada, ao ponto de os reler assim que os tinha terminado, de forma a saborear as ideias que eram transmitidas.

Esta publicação acontece poucas semanas antes daquele que é considerado o dia mais romântico do ano, 14 de Fevereiro, o Dia dos Namorados, mas penso que se trata de um livro que vai além desta data. Esta é uma obra amorosa que se pode guardar e reler e uma boa forma de declarar os nossos sentimentos por alguém que nos é especial. Afinal, é delicioso perceber que, nas últimas páginas, existem linhas vazias para que os mais ousados deem largar à veia artística e deixem a sua impressão sobre este sentimento. Não sei se serei capaz de o fazer, mas certo é que vou guardar este livrinho amoroso que me fez voltar a ler poesia.

2 comentários:

Marta Moura disse...

Também não sou grande fã de poesia.

Mariana Cardia disse...

Só a capa é linda.
Segui o blog, beijos
Aqui fica o meu, www.prettyinpink.pt