segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Opinião: Mulher-Maravilha: Dama da Guerra

Título Original: Wonder Woman: Warbringer (2017)
Autor:  Leigh Bardugo
Tradução: Rui Azeredo
ISBN: 9789898869265
Editora: TopSeller (2017)

Sinopse:

Todas as lendas têm um início. Diana tornar-se-á uma lenda, mas primeiro deverá enfrentar uma jornada (i)mortal!

DIANA: FILHA DE IMORTAIS
Da ilha das imortais Amazonas, a princesa Diana apenas pode observar o Mundo dos Homens, sem interferir. Mas no momento em que assiste a um naufrágio, e a vida de uma rapariga corre perigo, o instinto da princesa fala mais alto. Ao socorrer e trazer uma mortal para a ilha, viola uma das regras sagradas e arrisca-se a ser exilada. Pior ainda, esta não é uma rapariga qualquer e, ao salvá-la, Diana pode ter condenado o mundo.

ALIA: FILHA DA MORTE
Depois de o barco explodir, Alia Keralis luta pela vida. Não sabe que a tentam matar. Não sabe quem é aquela jovem misteriosa e
incrivelmente forte que aparece em seu auxílio. E não sabe que ela própria é uma Dama da Guerra, descendente direta de Helena de Troia, uma linhagem condenada a trazer a guerra ao mundo.

IRMÃS DE ARMAS
Enquanto todos procuram assassinar Alia, a Dama da Guerra, para evitar que o mundo tenha um fim trágico, a princesa Diana sabe
que há outra solução. Mas para isso terá de abandonar a sua ilha, entrar no Mundo dos Homens e enfrentar perigos inimagináveis.
Uma verdadeira demanda que exigirá a confiança e a coragem de ambas para, como irmãs, enfrentarem as forças da guerra.

Opinião:

Muita ação, um enredo rápido, perigo e diversão marcam Mulher Maravilha: Dama da Guerra.  Este é o primeiro volume de uma série de livros com histórias dos heróis da DC Comics destinadas a um público mais jovem. Cada livro centra-se numa destas personagens e tem como autor um escritor reconhecido dentro do meio. Leigh Bardugo, que conhecemos da série "Grisha",  foi a autora convidada para recontar as aventuras de uma das figuras femininas deste universo mais aclamadas de sempre.

Esta história inspira-se no que já é conhecido, mas apresenta uma aventura diferente que nos traz novas personagens. Diana, mais conhecida como Mulher-Maravilha, surge como uma jovem que pretende provar o seu valor, encontrando tal oportunidade ao ajudar uma adolescente que parece ter uma vida marcada pela pouca sorte. A união entre as duas é inevitável, sendo divertido assistir ao primeiro choque entre uma guerreira amazona e uma adolescente dos tempos modernos.

As personagens, mais jovens, apresentam características que apelam à diversidade. Esta é uma forma de a autora mostrar que os heróis ser encontrados em qualquer pessoa, não importanta a origem, o físico, o género ou a orientação sexual. A coragem, a lealdade, o altruísmo e a bondade são valorizados, sendo estas as características que fazem a diferença e tornam o mundo num lugar melhor. Uma mensagem que é bem transmitida ao longo da trama e que deixa a ideia de que Diana não é a única heroína desta aventura.

Os diálogos são um dos pontos fortes desta obra. Cativantes, divertidos, com ritmo, tornam as personagens mais interessantes e reais, ao mesmo tempo que a leitura fica ainda mais apelativa e fresca. Os primeiros confrontos entre Diana e Alia são cativantes, pois provam que se tratam de duas figuras de origens bem distintas mas que têm tudo para se darem bem. Os comentários de Nim e Theo ao longo da narrativa também tornam a história mais fresca e acabam por aligeirar momentos de maior tensão. Leigh Bardugo conseguiu trazer um bom equilíbrio à narrativa graças aos diálogos, sem dúvida.

O enredo pode parecer previsível e não guardar surpresas, mas na verdade não é bem isso que acontece. Sim, numa primeira fase tudo segue um rumo esperado, mas o clima de desconfiança permanente termina numa reviravolta inesperada e bem conseguida. Gostei do desfecho dado à obra, apesar de em momento algum ter sentido que Diana, Alia ou qualquer outra personagem estava realmente em perigo.

Mulher Maravilha: Dama da Guerra é uma interpretação livre sobre o aparecimento desta heroína no nosso mundo. Destinado aos jovens, este livro acaba por criar identificação com o seu público por abordar temas como a pertença, o reconhecimento pelos outros, a procura de rumo, a amizade e o primeiro amor. Uma leitura leve que vai divertir todos os que têm curiosidade quanto a este universo e estão dispostos a conhecer novas versões da história de uma personagem que já é conhecida.

Outras opiniões e a livros de Leigh Bardugo:
Luz e Sombra (Grisha #1)

Sem comentários: