quinta-feira, 9 de março de 2017

Opinião: Marcado na Pele (Os Outros #4)

Título Original: Marked in Flesh (2016)
Autor: Anne Bishop
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789897730245
Editora: Saída de Emergência (2017)

Sinopse: 

Durante séculos, os Outros e os humanos viveram lado a lado numa paz precária. Mas quando a Humanidade ultrapassa os seus limites, os Outros terão de decidir o que estão dispostos a tolerar.
Desde que os Outros se aliaram às Cassandra Sangue, os frágeis mas poderosos profetas humanos que estavam a ser explorados pela sua própria espécie, tudo se transformou na relação entre humanos e os Outros. Alguns como Simon Wolfgard, metamorfo e líder, e a profetisa Meg Corbyn, encaram a nova parceria como vantajosa. Mas nem todos estão convencidos. Um grupo de humanos radicais procura usurpar terras através de uma série de ataques violentos contra os Outros. Mal sabem eles que existem forças mais perigosas e antigas que vampiros e metamorfos e que estão dispostas a fazer o que for necessário para proteger o que lhes pertence…

Opinião:

Marcado na Pele foi o livro que mais gostei de ler na série "Os Outros", de Anne Bishop. Existem mais momentos de tensão, surgem novas figuras poderosas que geram curiosidade, as habilidades das cassandra de sangue sugerem novas possibilidades e as relações entre personagens estão mais cimentadas. Tudo isto proporcionou-me uma leitura entusiasmante e que é foi feira com rapidez, tão envolvida estava pela história.

A guerra entre os Outros e humanos está a fazer cada vez mais estragos. Anne Bishop não só mostra como as comunidades que já conhecemos são afectadas pelos novos ataques dos humanos como ainda nos apresenta novas povoações e personagens. Com isto, a ideia de que a animosidade entre os dois povos é um problema global, além de que é com interesse que se verifica as diferentes formas com que se lida com tal. Gostei da mensagem de que pode existir união na adversidade e também de ter um pouco mais de conhecimento do lado de Cel-Romano.

Existem momentos de grande tensão, outros que nos apresentam a tragédia que advém do preconceito e outros ainda que nos falam de esperança. Desta forma, este livro, para além de entreter, também nos passa uma grande mensagem relacionada com a vida real. Anne Bishop tanto pode estar a querer falar sobre o respeito que é devido à natureza como sobre a abertura que precisamos de ter para aceitar as diferenças dos outros. A autora mostra que quando diferentes formas de vida estão lado a lado conseguem atingir grandes objetivos.

Surgiram dois novos elementos que me deixaram cativada. Por um lado, adorei os Anciães, seres antigos e ainda mais poderosos, representações do que é instintivo e, mesmo assim, tem paciência para entender e só depois passar à ação. Também apreciei muito a introdução das cartas de tarô na vida de Meg, não sendo isto feito à pressão, mas sendo possível notar que tal já poderia estar pensado desde o início da série. Estou agora curiosa para saber a evolução deste método.

Continuo a ficar deliciada com a ingenuidade de alguns momentos, pois transmitem a pureza dos Outros e de Meg. Esta característica origina momentos que conseguem arrancar-me um sorriso. Existe uma situação que me causa alguma estranheza. Adoro livros, adoro ler, como já bem devem ter reparado, e percebe-se que a autora sente o mesmo. Contudo, acho exagerado o facto de, em situações de emergência que acontecem ao longo da narrativa, os livros muitas vezes serem mencionados como artigos de primeira necessidade antes mesmo de se falar em alimentos.

Apreciei a evolução de Meg, que, aos poucos, está a tornar-se mais mulher, não deixando de parte, contudo, a inocência que lhe é característica. Se ao início era possível antever o desenvolvimento de um romance com Simon, agora quase que há a certeza de que tal poderá ser uma realidade. É que a admiração mútua está a transformar-se em algo mais, começando-se a perceber o desejo sexual que está a surgir entre ambos.

Tal como aconteceu com nos livros anteriores, Marcado na Pele fecha um ciclo desta história, mas deixa tudo em aberto para uma continuação. Apreciei muito esta leitura e estou muito curiosa para saber o que Anne Bishop reserva para o próximo volume, cujo original será publicado já está mês, nos Estados Unidos. Este mundo e estas personagens já conquistaram um lugar de destaque.

Opiniões a outros livros de Anne Bishop:
Letras Escarlates (Os Outros #1)
Bando de Corvos (Os Outros #2)
Visão de Prata (Os Outros #3)

Sem comentários: