terça-feira, 8 de setembro de 2015

Opinião: Wayward Pines - Caos

Título Original: The Last Town (2014)
Autor: Blake Crouch
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 9789898775559
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

Passaram três semanas desde que Ethan Burke chegou a Wayward Pines. Os residentes desta cidade não comandam as suas vidas. Mas Ethan descobriu o surpreendente segredo do que existe além da cerca eletrificada que rodeia Wayward Pines e que a protege do assustador mundo exterior. O último volume da trilogia Wayward Pines.

Opinião:

O último volume da trilogia "Wayward Pines" faz jus ao nome: caos é realmente o que se sente em cada momento desta leitura. No primeiro volume, o conceito criado por Blake Crouch foi-nos apresentado, no segundo, ficámos a conhecer melhor a intriga, agora existe uma verdadeira batalha pela sobrevivência e são poucos aqueles que escapam.

As descrições da invasão a Wayward Pines deixaram-me, em certos momentos, chocada. Sim, eu tenho noção de que se trata de um livro de ficção, mas o autor faz descrições tão pormenorizadas, frias e cruas que, quando estou a criar a imagem mental dos acontecimentos narrados, não posso deixar de ficar impressionada. É aqui que passamos a ter noção do perigo deste novo mundo e também é aqui que percebemos, de uma forma mais plena, a necessidade de fortificar e isolar aquela cidade.

Burke torna-se numa personagem cada vez mais relevante. Se no primeiro volume não o achava interessante, agora vejo-o como o homem necessário para liderar estas pessoas que se encontram numa situação desesperada e sem igual. Gostei da forma como ele procurava proteger todos, de como nunca esqueceu a sua família e de como se sentiu perante tudo o caos que o rodeava, até mesmo quando pessoas com as quais não simpatizava sofriam de forma inimaginável. Tudo isto tornou-o humano e fez com que, ao longo destas páginas, desejasse sempre que ele fosse bem sucedido.

Já Pilcher parece mesmo ter chegado ao fundo. desta vez, é possível conhecer o seu passado e esses capítulos são muito ricos em termos de informação. Ficamos a perceber o que o motivou a iniciar um projeto sem igual e, ao mesmo tempo, é possível verificar o momento em que a sua ambição levou-o a perder a empatia com os outros e a iniciar atos condenáveis. Ele é um líder natural e carismático, disso não há dúvida, mas perante as dificuldades revela ser também um tirano capaz de tudo para atingir o que deseja e para garantir o seu lugar como ser superior".

É também neste livro que ficamos a conhecer melhor o que se passa fora dos muros de Wayward Pines. Gostei da ideia de retorno a uma estado mais primordial, e tal como Burke, desejava saber mais sobre os abis, que surgerem ser mais do que seres que apenas seguem os seus intintos. Gostei da ideia de comunidade entre estas criaturas que, numa primeira análise, apenas transmitem irracionalidade. No final, gostei da breve noção de esperança quanto a esta espécie.

O desenrolar dos acontecimentos é muito rápido e penso que tal se deve à tragédia que está a acontecer. Gostei da forma como tudo terminou, e confesso que não estava à espera desta resolução (pessoal que viu a série e não leu o livro, acreditem que as conslusões estão diferentes!). Porém, assim que se chega à última página, fica também a sensação de que ficou muito por saber. Afinal, são feitas algumas revelações que comprometem tudo, e fica-se sem saber se a solução encontrada realmente deu resultado. Essa parte fica para a imaginação de cada um.

Concluído este livro, acredito que "Wayward Pines", de Blake Crouch é uma trilogia muito diferente e intensa. Gostei bastante de ler os três livros e aconselho-os a quem gosta de histórias que desafiam a realidade, mas que assentam a narrativa no melhor e no pior da humanidade.

Outras opiniões a livros de Blake Crouch:
Wayward Pines - Paraíso
Wayward Pines - Revolta

Sem comentários: