quarta-feira, 29 de julho de 2015

Opinião: Wayward Pines - Paraíso (Wayward Pines #1)

Título original: Pines (2012)
Autor: Blake Crouch
Tradução: João Tordo e Ester Cortegano
ISBN: 9789898775368
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

O agente secreto E. Burke chega a Wayward Pines com a missão de encontrar dois agentes que desapareceram. Logo ao chegar, sofre um violento acidente e acorda no hospital: sem documentação, sem telemóvel, sem a pasta. À medida que a investigação avança, as dúvidas são numerosas e inquietantes. Burke afasta-se cada vez mais do mundo que pensava conhecer e do homem que pensava ser. Até que esbarra numa dúvida aterradora: será ele capaz de sair dali?

Opinião:

Eu confesso: comecei a ver a série sem saber que ela era inspirada em livros. Mea culpa! Eu, que prefiro sempre ler antes de ver uma adaptação, cometi este "erro". Mas fui a tempo de me redimir! Pouco tempo depois de ter visto o primeiro episódio tomei conhecimento da trilogia de Blake Crouch e assim que o primeiro volume me chegou às mãos eu decidi parar tudo e ler!

É verdade que já sabia o que podia esperar, mas nada me preparava para as revelações que esta trama apresenta. Wayward Pines - Paraíso agarra desde a primeira página. Burke é o protagonista e uma figura que cativa pela situação em que se encontra. Afinal, ao início, parece que ele está a passar por um contratempo que, apesar de tudo, não causa estranheza, mas com o desenrolar da narrativa começamos a perceber que algo muito incomum está a acontecer. Por isso a atitude de Burke não é de estranhar.

Agente secreto, ele é um homem perspicaz, inteligente e com instintos apurados. Percebemos que é também alguém que já cometeu erros de que se arrepende, mas que agora procura uma nova oportunidade. Não tem uma personalidade que se destaque, para dizer a verdade, mas é alguém que se encontra numa situação muito estranha e que, por isso, gera interesse. As restantes personagens causam desconfiança, pois percebe-se perfeitamente que estão a usar uma máscara e a esconder informação que, à medida que a trama avança, parece ser cada vez mais valiosa.

Enquanto leitora, estava sempre a tentar encontrar uma solução para o problema de Burke e um motivo para tal lhe estar a acontecer. Tendo em conta que, inicialmente, o livro tem características de thriller, eu estava a limitar-me a uma linha de raciocínio. Nem imaginam a minha surpresa quando percebi que este livro não pertence apenas a esse género. Uma revelação muito agradável e inesperada, que faz sentido e que assusta. Levou-me a repensar tudo o que já tinha lido e mudou por completo a minha forma de pensar. Gostei bastante desta reviravolta.

Contudo, no final da leitura, fica a sensação de que este volume não passou de uma apresentação. O autor cria o mistério sobre a cidade e a verdade sobre aquele local acaba por ser revelada, é verdade, mas em termos de ação, existe pouco a acontecer. Percebemos o funcionamento do espaço, a razão de ele existir e a função de cada figura neste local, mas não existe desenvolvimento de personagens. Penso que tal acontece de forma propositada, mas fica a saber a pouco. Com a última página surge a vontade de perceber o que Burke vai fazer com a informação de que agora dispõe e como aquela sociedade irá continuar a coexistir.

Como tal, decidi que não podia esperar muito para ler o próximo volume desta trilogia. No dia em publico esta opinião pego também no livro que se segue a Wayward Pines - Paraíso. Afinal, esta é uma leitura que pode parecer incompleta, mas que surpreendeu e que revela ser uma introdução para algo muito maior e emocionante. Estou muito curiosa para saber que outras revelações Blake Crouch preparou e para descobrir como tudo vai terminar.

2 comentários:

Pat Silva disse...

Adorei esta trilogia! Por já ter lido a trilogia toda e por já ter visto a temporada da série televisiva, sinceramente, aconselho a ver a série primeiro e só depois ler. Geralmente deve ser sempre ao contrário, mas a série distancia-se quase completamente dos livros a partir do 4º episódio. E posso dizer q o final do livro é uma lufada de ar fresco da qual não estava à espera! É perfeito! Quanto à série, mesmo estando tão distante do original, estava muito boa, mas entretanto desiludiu-me...

Desejo de boas leituras :D

Alice Duarte disse...

Oii , como estás?

Gostei muito da sua resenha. Não conheço essa série de Livros. Parece interessante. Teu blogue é muito bom

Beijokas, Alice

http://naprateleiradealice.blogspot.com.br