sábado, 11 de abril de 2015

Opinião: Uma Família Feliz

Autor: David Safier
Título Original: Happy Family (2011)
Tradução: Cristina Vaz
ISBN: 9789896573942
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

Safier anima o leitor em cada linha, consegue que se ria e se divirta imenso. O livro está escrito com uma comicidade magnífica e atransbordar de jogos de palavras. A família Von Kieren é tãoextraordinariamente cómica e tão normal que o leitor compreenderá osseus problemas, mas também está sempre a rir-se deles.
A família Von Kieren está à beira do caos. A livraria da mãe, Emma, está na falência; o pai trabalha demasiado; a filha adolescente não consegue passar a uma única disciplina e o filho mais novo é humilhado pela rapariga de quem gosta.
Para cúmulo, depois de uma festa, uma bruxa enfeitiça os Von Kieren e condena-os a converterem-se nas personagens de que estão mascarados: de repente tornam-se uma vampira, um monstro, uma múmia e um lobisomem.
Para quebrar o feitiço, este singular quarteto partirá atrás da bruxa ao longo de meio mundo. E no caminho encontrarão muitos monstros autênticos: vampiros, lagartos gigantes e turistas alemães em excursão.
Mas por muito que procurem, os Von Kieren não poderão deixar de ser monstros enquanto não voltarem a acreditar na felicidade familiar.

Opinião:

Estava à procura de uma leitura leve e divertida e deparei-me com Uma Família Feliz. A capa e a sinopse prometiam uma história que no só era engraçada como ainda tinha alguns elementos fantásticos (algo que me atrai sempre). Portanto, não foi preciso procurar mais e comecei esta leitura.

A narrativa é centrada nos Von Kieren. Cada elemento desta família apresenta o seu ponto de vista sobre o que está a acontecer e sobre o que sente relativamente aos outros membros. Desta forma, rapidamente se percebe que apesar de tudo,este é uma obra que tenta retratar uma família comum dos dias de hoje, com os problemas comuns entre pais e filhos, entre irmãos e entre marido e mulher. Desta forma, é normal que algumas situações nos sejam mais próximas do que outras, mas todas são facilmente compreendidas.

O autor tenta mostrar que as relações não são simples e que é fácil que existam muitos desentendidos quando não há diálogo ou quando estamos demasiado voltados para nós próprios. E para provar isso, cria situações hilariantes  onde os problemas familiares são expostos de forma a levar todas as personagens ao limite.

O desenrolar da acção é rápido e consegue proporcionar uma leitura rápida. Os elementos da cultura pop e as referências a seres fantásticos de uma forma tão primordial fazem-nos compreender com facilidade tudo o que está a acontecer, mas também fazem sentir que não existe grande originalidade.

Os elementos da família são engraçados, mas gostaria de ter visto vilões mais fortes e credíveis. Os "maus" da história revelaram-se demasiado básicos e o facto de muitas situações serem resolvidas com recurso ao humor acabaram por fazer diminuir a noção de perigo e até fazer perder alguma da emoção.

No final, acontece aquilo que já se estava à espera desde o início. Contudo a mensagem final é interessante e faz pensar sobre o que significa ser feliz. Sendo assim, Uma Família Feliz acaba por ser um livro que é aquilo que prometia e nada mais. Uma leitura que tem diversas fraquezas mas que diverte e deixa uma mensagem intemporal.

2 comentários:

Denise disse...

Olá :)

Tenho este livro para ler, também numa altura em que opte por uma leitura mais leve.
Parece interessante.

Boas leituras!

Cláudia disse...

Olá Denise!

Vais ver que quando chegar o dia esta irá ser uma escolha divertida.

Beijinho