quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Opinião: Aqui e Agora

Título original: The Here and Now (2014)
Autor: Ann Brashares
Tradutor: Ana Saldanha
ISBN: 9789722353687
Editora: Editorial Presença (2014)

Sinopse:

Prenna James é uma jovem de dezassete anos que imigrou para Nova Iorque quando tinha doze. Só que Prenna não chegou a Nova Iorque vinda de outro país… ela veio de outro tempo, de um futuro onde uma doença transmitida através de mosquitos se tornou uma pandemia arrasadora que deixou o mundo em ruínas. Prenna e as outras pessoas que conseguiram escapar são obrigadas a seguir um conjunto de regras muito rígido: nunca revelar de onde são, nunca interferir com o curso da história e nunca, em circunstância alguma, estabelecer uma relação mais íntima com alguém que não faça parte da comunidade. Prenna faz tudo como lhe dizem, acreditando que está a ajudar a prevenir os problemas que um dia vão assolar o planeta. Mas tudo isso irá mudar no dia em que Prenna conhece Ethan Jarves…Emocionante e arrebatador, Aqui e Agora é um romance que lança um olhar sobre um amor impossível e a oportunidade de mudar o futuro.

Opinião:

Ann Brashares estreia-se na escrita com Aqui e Agora. Assim que se inicia a leitura, percebe-se que este é um livro dedicado a um público mais jovem. Contudo, o tema de viagens do tempo pode chamar a atenção de outros leitores. Foi isso mesmo que aconteceu comigo. Mas este não é o único ingrediente do livro, que ainda apresenta romance e uma boa dose de mistério.

Prenna é a protagonista desta trama. Desde cedo sentimos que ela vem de um meio diferente, mas nem por isso deixa de apresentar características típicas de uma adolescente. Ela é reservada, tem uma amiga que é sua confidente, questiona tudo o que a rodeia e o seu lugar no mundo. Isto faz com que os mais jovens consigam identificar-se com ela com facilidade. Para mim, ficou a faltar algo que a marcasse pela diferença.

Também surge Ethan, um rapaz que, tal como Prenna, carece de um maior desenvolvimento. E como seria de esperar, Prenna desenvolve sentimentos por ele. Este é um romance proibido, e apesar de algumas das ideias apresentadas para que os dois não se possam envolver sejam interessantes, acabam por falhar em algumas explicações. O conceito base faz sentido, mas gostaria de ter visto um maior desenvolvimento assim como perceber as consequência para tal no futuro da comunidade de Prenna. Para além disso, não consegui captar a química existente entre Prenna e Ethan.

A trama é bastante simples o que torna esta leitura rápida. As ideias são apresentadas de uma forma directa e os obstáculos apresentados são ultrapassados com demasiada facilidade. Não existem percalços e tudo acontece conforme o planeado, o que faz com que a história se torne demasiado previsível e não guarde surpresas. Tal foi uma pena, pois eu adoro quando os livros, por mais fantasioso que possam ser, me levam a conseguir transpor a história que apresentam para a realidade. Em Aqui e Agora não consegui sentir isso devido ao desenrolar básico dos acontecimentos.

Aquilo que mais me agradou nesta leitura acabou por ser o facto de se apoiar em problemas reais. Todos os dias somos alertados para as consequências da poluição, desenvolvimento de doenças mais resistentes e extinção e a autora pegou neles para imaginar um futuro possível. Contudo, também foi interessante verificar que uma simples acção pode ser crucial, o que nos leva a pensar de que as nossas atitudes importam, por mais pequenas que pareça-

A leitura é feita rapidamente, muito devido à simplicidade da trama mas também à acessibilidade da linguagem. A autora focou-se num desenrolar de acontecimentos a um ritmo avançado, não se perdendo com grandes reflexões ou explicações. Por um lado, foi uma pena tal ter acontecido, pois certos conceitos e ideias teriam ficado a ganhar com uma maior exploração.

Aqui e Agora pode não ter sido um livro perfeito para mim, mas assumo que esta é uma óptima leitura para os mais jovens. Tanto pode ser direccionada para aqueles que apreciam temas mais direccionados para a ficção científica como para os adeptos do romance ou mesmo para iniciar alguém na leitura. Um livro que nos faz pensar sobre a força do passado na construção do futuro, na procura de independência e na afirmação da identidade.

Para mais informações sobre o livro Aqui e Agora, clique aqui.

Sem comentários: