sábado, 27 de dezembro de 2014

Opinião: A Rainha dos Malditos, volume 1 (Crónicas dos Vampiros #3)

Título original: The Queen of the Damned (1988)
Autor: Anne Rice
Tradução: Clarisse Tavares
ISBN: 5601072618091
Editora: Publicações Europa-América (2010)

Sinopse:

A viagem de Lestat até uma caverna numa ilha grega desperta Akasha, rainha dos malditos e mãe de todos os vampiros, do seu sono de seis mil anos. Desperta e sedenta de sangue, Akasha traça o seu maléfico plano para dominar o mundo dos vivos.
Num concerto em São Francisco, Lestat ignora que entre os fãs há centenas de vampiros dispostos a destruí-lo por ter revelado a condição dos seus semelhantes.
Um misterioso sonho é partilhado por um grupo de homens e vampiros. Quando todos se aproximam, o sonho torna-se mais claro e tudo aponta para uma tragédia indescritível.

Opinião:
A Rainha dos Malditos é o terceiro volume das Crónicas dos Vampiros. Tal como aconteceu em O Vampiro Lestat, a Europa-América dividiu esta obra de Anne Rice em dois volumes.

Neste primeiro volume o leitor regride um pouco no tempo e acompanha o percurso de várias personagens enquanto esperam pelo tão falado concerto do vampiro Lestat que resolveu expor a sua condição ao mundo dos humanos através da música rock. As novas personagens possuem histórias, vivências, personalidades e desejos diferentes, mas a principal novidade consiste no aparecimento de humanos que podem vir a ter papéis decisivos. Estas pessoas tão distantes estão, inicialmente, ligadas por um único factor: o conhecimento de uma lenda macabra de duas irmãs gémeas de cabelo ruivo. Esta lenda começa a despertar gradualmente na consciência das personagens com o surgimento da música de Lestat, o que aumenta o interesse destes humanos e vampiros de participar no concerto mais mediático de sempre.

Entre as novas personagens, destaco Khayman, um vampiro muito antigo que realmente conheceu as gémeas da lenda, Daniel, o jovem repórter que entrevistou Louis e que deseja a imortalidade, Jesse, uma humana órfã que tem uma tia misteriosa como tutora e que pertence a uma organização secreta que estuda acontecimentos sobrenaturais, e Pandora, já mencionada em O Vampiro Lestat, uma vampira antiga que está intimamente ligada a Marius, o vampiro responsável por guardar os Originais.

Este é um volume mais reflexivo onde o leitor consegue adquirir bases cruciais para o entendimento dos acontecimentos que irão ocorrer no segundo volume. Anne Rice leva-nos a conhecer diferentes caminhos que se direccionam para um momento específico, como forma de preparar com todo o rigor a chegada de Akasha, a rainha e mãe de todos os vampiros. O leitor fica na expectativa do momento, o que faz com que a divisão do livro original crie um entimento de frustração, uma vez que este volume acaba exactamente no momento em que a acção começa a desenrolar.

A lenda das gémeas é apresentada com alguma subtileza. Trata-se de uma história forte, e o facto de cada personagem apresentar uma vertente nova, aumentando o seu nível de complexidade e faz com que o leitor sinta o quão relevante é este assunto para a mitologia vampírica, apesar de só na era actual estar a despertar no consciente das personagens.

O leitor, já habituado ao estilo de Anne Rice já não estranha ou é surpreendido com a escrita poética característica da autora, pode ficar um pouco desagradado com a repetição e algumas ideias e até de frases retiradas dos livros anteriores.

Pode não ser um livro de fácil leitura, na medida em que é exigida a reflexão sobre eventos com pouca acção, mas os leitores que apreciaram os livros anteriores vão, com certeza, gostar de conhecer estas novas personagens e vão aguardar com ansiedade a chegada de Akasha, uma figura com um grande poder que promete alterar o mundo criado por Anne Rice.

Sem comentários: