quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Opinião: Surpreende-me

Título Original: Sorpréndeme (2013)
Autor: Megan Maxwell
Tradução: Cristina Silva
ISBN: 9789896575618
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

A autora resolveu escrever uma sequela da série «Pede-me o Que Quiseres», pegando em duas personagens secundárias, mas importantes na trilogia para dar vida a mais uma história de amor escaldante e de sexo tórrido! Björn é um atraente advogado a quem a vida sempre sorriu. É um homem ardente, alérgico ao compromisso e agrada-lhe desfrutar da companhia feminina nos seus jogos sexuais. Melanie é uma mulher de acção. Como piloto do exército americano está acostumada a levar a vida ao limite, no entanto, a sua principal missão é a de lutar como mãe solteira pelo bem-estar da filha.Quando o destino os põe frente a frente, a tensão entre eles torna-se evidente. O que no começo foi um encontro hostil, pouco a pouco irá converter-se Numa atracção irresistível. Conseguirão estes dois titãs entender-se?

Opinião:

Megan Maxwell decidiu pegar em duas personagens que já tinha dado a conhecer na trilogia "Pede-me o Que Quiseres" e concedeu-lhes uma história própria. O resultado é Surpreende-me, um livro leve, fresco, carregado de erotismo e sedução mas também de sentido de humor.

Confesso que estava com receio de que este livro seguisse a mesma fórmula usada na trilogia "Pede-me o Que Quiseres" pois não queria ler algo que me desse a ideia de repetição. Porém, nas primeiras páginas, vi que o livro fazia juz ao título e fui surpreendida. A relação entre Björn e Melanie cativou-me desde o início. Acho que isto aconteceu devido ao factor amor-ódio. Adoro este tipo de relações e penso que Megan Maxwell construiu muito bem a química deste casal. Como tal, podemos vê-los em situações muito divertidas mas também de grande tensão emocional e sexual, o que torna a história apelativa, apesar de não ser difícil adivinhar o final.

Mel é uma mulher interessante. Gostei do facto de ela não ser a típica figura feminina que fica rendida aos encantos de um homem e torna-se completamente devota dele. Pelo contrário. Mel é muito senhora de si, sabe o que quer, quando quer e como quer. E ai de quem for contra isso! Ela é uma mulher moderna e feminina, uma mãe solteira e dedicada à filha, assim como uma profissional responsável que conseguiu conquistar o seu lugar num mundo predominantemente masculino. Como podem ver, uma mulher de garra. Assim sendo, mesmo que não gostemos de todas as atitudes e escolhas dela, acabamos por lhe dar mérito fiel a si própria.

Depois existe Björn. Ele acaba por ser o típico homem poderoso, sensual e elegante que costumamos ver em romances eróticos. Aquilo que mais me agradou nele é o facto de, felizmente, não ser o macho possessivo que muitas vezes encontramos (e que Eric, de "Pede-me o Que Quiseres" era). Ele em si não tem grande interesse, pois não é uma figura diferente ou inesperada. Aquilo que mais me atrai nele acaba por ser a forma que ele encontrou para lidar com Mel.

O ambiente desta leitura é muito sensual e erótico. Existem muitos momentos explícitos, alusivos a situações que tanto envolvem o casal protagonista como ainda outras figuras. Como tal, não parece existir grande repetição das circunstâncias, para além de que estas acabam por estar enquadradas em situações que as justificam. Contudo, senti que alguns momentos eram exagerados e que apresentavam descrições demasiado longas.

A trama em si não guarda grandes segredos. Desde o início que adivinhamos o que vai acontecer, percebemos qual vai ser o grande problema que este casal vai enfrentar e não temos dúvidas de qual vai ser a conclusão. Porém, esta leitura continua a proporcionar momentos agradáveis e leva-nos a torcer por Mel e Björn. Já os momentos em que a filha de Mel apareceu não me convenceram plenamente, uma vez que o discurso dela consistia sempre no mesmo, o que dava uma ideia de limitação.

Surpreende-me foi uma boa leitura dentro do género em que está inserida. Senti a química entre Mel e Björn, gostei das voltas que a história deu e, sobretudo, gostei de ter visto uma personagem feminina cheia de personalidade e que não fugiu aos seus princípios. Uma leitura agradável para quem procura um livro leve, divertido e com uma história simples, dotada de romance e erotismo.

Outras opiniões a livros de Megan Maxwell:
Pede-me o Que Quiseres (#1)
Pede-me o Que Quiseres Agora e Sempre (#2)

Sem comentários: