quinta-feira, 17 de julho de 2014

Opinião: O Jogo Final

Autor: Orson Scott Card
Título Original: Ender's Game (1977)
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789722329736
Editora: Editorial Presença (2003)

Sinopse:

O Jogo Final é uma obra soberba que tem como protagonista Ender Wiggin, um rapaz em quem o governo da Terra deposita todas as esperanças. No espaço interplanetário, um exército extraterrestre ameaça aniquilar a humanidade. Desesperados, os homens desenvolvem um programa de defesa que consiste no treino militar intensivo de crianças sobredotadas. Ender é o único que pode garantir a sobrevivência da grande família humana. Mas será ele suficientemente forte para se salvar a si próprio do precipício da loucura?

Opinião:

Quando comecei a ler O Jogo Final, esperava encontrar uma história de ficção cientifica destina a um público mais jovem e capaz de me divertir. O entretenimento era tudo o que esperava, mas Orson Scott Card surpreendeu-me. Este é um livro com uma história cativante e uma mensagem muito forte.

Logo no início fica a ideia de que o mundo está em perigo devido a uma ameaça extraterrestre e que a salvação está em crianças dotadas de certas características.Contudo, é interessante ver que, ao longo das páginas, o perigo extraterrestre se torna cada vez mais distante, afinal, chega a parecer uma ameaça fantasma, ao mesmo tempo que outros problemas mais concretos surgem na Terra.

Ao longo da leitura, nem sempre foi fácil aceitar que a maior parte das personagens eram crianças entre os seis e os quatorze anos. Era complicado imaginar figuras tão novas dotadas de personalidades maduras, uma inteligência acima da média e motivações tão fortes. Mas acredito que esse choque era algo que o autor pretendia e foi algo bem conseguido. Afinal, fica a ideia de que para um bem global, o ser humano é capaz de retirar a doçura e ingenuidade da infância. Por isso, não fiquem com a ideia de que o livro é mais direcionado para jovens só porque a maioria das personagens é bastante nova.

Ender é um protagonista que cativa. No início, é visto como um jovem que procura aceitação por parte daqueles que lhe são mais próximos. Apesar da inteligência acima da média, não deixa de se comportar como um menino de tenra idade. Com o avançar dos acontecimentos, é impossível não ficar em choque com as provações que lhe são colocadas. Porém, os mesmos acontecimentos fazem com que Ender encontre estratégias deliciosas e surpreendentes. Estas características fizeram com esta leitura se tornasse um verdadeiro vício.

Também apreciei bastante o contraste entre alguns dos colegas de Ender, uma vez que uns representavam valores nobres enquanto que outros eram exemplo de egoísmo e crueldade. Um bom exemplo de como é a humanidade. Também apreciei a diferença entre os irmãos de Ender. Peter consegue causar repulsa mas ao mesmo tempo impressiona com algumas iniciativas, assemelhando-se ao lado racional de Ender. Já Valentine é o coração do protagonista, a irmã que não o faz desistir e que o faz ter esperança.

O clima de guerra eminente é evidente. A tensão cresce com o decorrer da leitura, quer seja pela preparação bélica quer seja pelas manobras políticas. Sente-se que existem interesses que se movem e preparam um período de pós-guerra, deixando perceber que a ideia de paz não termina com o confronto, pois o ser humano aproveita todas as oportunidades para obter poder.

Faz reflectir sobre o que é um herói e como ele atinge esse estatuto. Orson Scott Card mostra que mais do que ser capaz de grandes acções e de ter valores louváveis, um herói é alguém que se sacrifica. E o sacrifício de Ender é bastante doloroso. Ele perde rapidamente a inocência da infância e consolos como a amizade e de amor são-lhe afastados. Este sofrimento faz com que Ender se torne a pessoa perfeita para defender o mundo, mas também o leva a um estado no qual a felicidade dificilmente será possível de alcançar.

O Jogo Final foi uma grande surpresa. A história superou todas as minhas expectativas e a conclusão não podia ser melhor. Não esperava que a acção se desenrolasse desta forma e adorei o sentimento de compaixão e esperança no final. Um livro de ficção cientifica que recomendo a jovens e a adultos.

Sem comentários: