segunda-feira, 9 de junho de 2014

Opinião: Sinto-te (Trilogia Dei Sensi #2)

Título Original: Io ti sento (2013)
Autor: Irene Cao
Tradução: Alice Rocha
ISBN: 9789896722623
Editora: Suma das Letras (2014)

Sinopse:

O amor é uma arte que não precisa de regras. Elena virou a página. Os dias de paixão e loucura que viveu com Leonardo fizeram dela uma mulher forte, levaram-na até ao lado obscuro do prazer, mas hoje são apenas uma recordação difusa que passa de vez em quando pela sua mente. Agora, Elena sabe o que quer para a sua vida e escolheu Filippo: por ele abandonou Veneza e mudou-se para Roma. A vida que têm em comum é praticamente perfeita. Mas é impossível esquecer o passado quando o destino tem outros planos. Basta um encontro casual entre Elena e Leonardo para mostrar que a sua história não tinha terminado. Elena nunca poderia imaginar que o restaurante escolhido por Filippo para comemorar o seu trigésimo terceiro aniversário… é de Leonardo! Aquele olhar que toca o coração de Elena e um único beijo, roubado na cozinha do local, bastam para reacender o fogo que, afinal, não se extinguira. Mas desta vez é diferente: não há regras, não é preciso ocultar o amor, e o sexo deixa de ser uma mera procura de prazer para se converter no encontro de duas almas que se pertencem. Até que o segredo mais inconfessável de Leonardo sai à luz e Elena vê-se obrigada a decidir se está disposta a pagar um preço tão alto…

Opinião:

Sinto-te é o segundo volume de uma trilogia de autoria de Irene Cao. Gostei do primeiro livro, o que me incentivou para a leitura deste. Contudo, Sinto-te é diferente. É marcado pelas consequências das acções e escolhas, pela dificuldade de reconhecer o que é desejado, pela revolta de ver alguém a ir por um caminho que não é considerado o correto e pela dor de deixar e ser deixado.

A doce e tímida Elena que ficámos a conhecer no primeiro volume revela-se uma mulher diferente. Apesar de estar a viver um romance estável com Filippo, a verdade é que se percebe que o caso que teve com Leonardo modificou-a. Mas e se a protagonista reconhece isso, a verdade é que ainda não percebeu realmente até que ponto mudou. E se no primeiro volume foi fácil criar empatia com esta mulher, agora tal não acontece. Afinal, Elena é uma mulher que se engana a ela própria e que também engana os outros. Isto faz com que nem sempre a tenha compreendido e até julgado algumas das suas decisões. Afinal, parece que aquilo que ela deseja ser não corresponde ao que faz, o que cria alguma irritação.

O triângulo amoroso continua nesta trama, mas desta vez causou-me incómodo. Se no livro anterior Elena era uma mulher livre, desta vez está numa relação. Como tal, não foi fácil vê-la a garantir querer construir uma relação sólida e com futuro com Leonardo para depois ir a correr para os braços de Leonardo à primeira oportunidade. Claro que percebo a intenção da autora de mostrar que o que é segura nem sempre é paixão, mas sendo Elena uma rapariga com tantos valores, acho que deveria ter feito isso de outra forma. Afinal, as suas atitudes apenas revelam que ela não é quem acredita ser para além de que está a viver uma crise de valores. Isso não me agradou.

Se no volume anterior ficou evidente o propósito de a autora apresentar dois homens completamente distintos através da caracterização de Filippo e Leonardo, agora esse aspecto foi ainda mais explorado. Filippo revela-se a opção segura por ser um homem dedicado, com objetivos, carinhoso e com gostos semelhantes aos da protagonista. Já Leonardo representa o mistério, a experiência, a aventura e emoções fortes. Acredito que Irene Cao pretendia mostrar que o grande amor pode estar no risco e que viver pelo seguro é ter uma existência morna. Também acredito que a autora pretendia causar incómodo no leitor, mas tal acabou por não funcionar bem, pois se no volume anterior compreendia Elena, agora não o consido fazer.

O melhor deste livro acabou por ser o desvendar do passado de Leo.Desde o início da trilogia que ficou a ideia de que Leonardo passou por algo que o fez ver as relações com outros olhos, daí a dificuldade em se comprometer. Agora tal é percebido e confesso que acabou por ser mesmo uma grande surpresa. O passado dá fundamento a quem o chef é, e através disso é fácil perceber todas as atitudes que teve até então. As escolhas que Leonardo faz no final do livro acabam por ser coerentes com esta história e mantém a curiosidade sobre o que ainda está para vir.

A sensualidade continua a ser um elemento muito presente ao longo de toda a leitura. E se no primeiro volume o erotismo estava ligado a Veneza, desta vez o palco da acção passa a ser Roma. A autora dá a conhecer locais de romantismo e de arte da capital italiana, o que acaba por se revelar numa viagem interessante. O ritmo da leitura possui alguns momentos mais parados, marcados pelas dúvidas e angústias da protagonista.

Em Sinto-te, assiste-se então à transformação e queda de Elena. Penso que o objetivo da autora é preparar um final com maior significado, onde as dificuldades das consequências são ultrapassadas para que a felicidade possa ser atingida. O caminha para lá chegar pode não ter correspondido às minhas expectativas, mas deixou alguma curiosidade para descobrircomo tudo vai terminar.

Outras opiniões a livros de Irene Cao:
Vejo-te (Trilogia Dei Sensi #1)

Sem comentários: