domingo, 8 de junho de 2014

Opinião: O Olhar do Açor (Crónicas da Terra e do Mar #1)

Autor: Sandra Carvalho
ISBN: 9789722353212
Editora: Editorial Presença (2014)

Sinopse:

A descoberta dos Açores, e todo o mistério e aventura que a envolveu, foi o mote para esta obra em dois volumes de Sandra Carvalho. É uma narrativa que entretece com mestria verdade histórica e ficção, a realidade da sociedade portuguesa do século XV e a fantasia das personagens e dos cenários imaginados pela autora. Neste primeiro volume, que se centra nas histórias de vida dos fidalgos, ganham principal relevância as figuras de Constance, uma nobre inglesa enviada para Portugal para se casar com Gonçalves Vaz, senhor da valiosa herdade de Águas Santas; Nuno Garcia, um corsário implacável; Leonor, fruto ilegítimo da paixão de Constance e de Diogo, o jovem corajoso, protegido de Nuno Garcia e que Constance conhece durante a viagem, Guida, a escrava negra que cresceu com Leonor, e Tomás Rebelo, o fidalgo malévolo que deseja assenhorear-se de Águas Santas. Intriga, ganância, amor, paixão, e uma aura de misticismo, num romance extraordinário.

Opinião:

Foi com grande entusiasmo que soube que Sandra Carvalho ia publicar as "Crónicas da Terra e do Mar". Depois de ter assistido à evolução da autora em "A Saga das Pedras Mágicas", acreditei que nesta nova aventura Sandra iria continuar a cativar os leitores e a marcar o seu lugar na literatura fantástica nacional.

O Olhar do Açor é o primeiro volume das "Crónicas da Terra e do Mar", coleção que deverá contar com dois volumes. O primeiro aspecto que me atraiu neste livro, foi o facto de misturar um período da história de Portugal com fantasia. Assim, é-nos dada a possibilidade de entrar na sociedade portuguesa do século XV, época marcada pelos Descobrimentos. Ao início, a magia parece não existir, mas aos poucos e poucos ela fica mais evidente até preencher ser um elemento que está sempre presente, mesmo quando não é enunciado.

As personagens são cativantes. Ao início, sente-se empatia por Constance, uma mulher que nega os desejos do seu coração em detrimento do dever e da honra. Nuno Garcia surge como figura misteriosa, de boas intenções apesar de estas serem questionadas por muitos. Guida é uma jovem de temperamento forte e leal que consegue cativar rapidamente. Tomás Rebelo é um verdadeiro demónio, o grande vilão que é capaz das maiores atrocidades para obter o que deseja. E se todas as figuras anteriormente mencionadas parecem ser arquétipos do bom ou do mal, eis que surgem os piratas, personagens curiosas por não se enquadrarem nestes conceitos tão lineares.

Guardei a minha opinião da protagonista para o fim da apreciação das personagens. Leonor é uma rapariga que cativa pela capacidade que tem de pensar pela própria cabeça. Afinal, ela é uma jovem que teve a sorte de ser estimulada na aprendizagem, na autodefesa, para além de que os pais têm a sua opinião em conta. Factores pouco comuns para a época, e que podem causar alguma estranheza, mas que fazem de Leonor uma jovem mais sensível, perspicaz, lutadora e inteligente. Uma protagonista que me agradou.

O desenrolar dos acontecimentos está bem encadeado e é rápido. Inicialmente, é-nos dado a conhecer Águas Santas em clima de paz. Porém, percebe-se que um véu negro começa a cobrir esta terra tão amada pelo seu povo. Aos poucos e poucos, começam a surgir problemas. Ao início parecem pequenos contratempos, mas logo estes crescem até a um ponto de total destruição e caos. Perante isto, a aflição das personagens é palpável, e tal como elas desejamos ver as dificuldades ultrapassadas. Mas parece que tal não acontece, pelo contrário, apenas aumentam. Se isso estimula a leitura e torna alguns aspectos imprevisíveis, também é verdade que por vezes gera alguma confusão na medida em que alguns assuntos que antes eram importantes acabam por ser colocados de parte.

Apesar de as soluções parecerem carecer de eficácia, a autora vai deixando algumas pistas que nos deixam adivinhar onde pode estar a ajuda e a salvação. Coincidências ou mensagens que não parecem fazer sentido acabam por servir como esperança em períodos que não parecem ter solução. Os problemas provocam transformações em Leonor, e desta forma é possível assistir à transformação gradual da protagonista.

Apesar de se tratar de um romance que tem como inspiração Portugal do século XV, a autora optou pela utilização de uma linguagem mais atual. É verdade que se podem assistir a palavras ou expressões que não são comuns hoje em dia, mas a escolha do discurso mais moderno faz que com que seja possível acompanhar a trama a um bom ritmo. Os diálogos estão bem conseguidos e adequam-se às respectivas personagens. Os fãs de Sandra Carvalho vão, com certeza, identificar o estilo de escrita a que a autora nos habituou em "A Saga das Pedras Mágicas".

A leitura termina num momento de grande tensão. Se por um lado isso faz ansiar pelo próximo volume, a verdade é que também deixa a sensação de que a história foi abruptamente interrompida. O facto de não se saber quando o livro que se segue estará disponível deixa ainda uma sensação de frustração, pois a vontade de saber o que vai acontecer a Leonor é grande. Afinal, parece que em O Olhar do Açor apenas surgiram problemas atrás de problemas! Desejo imenso saber quais as soluções guardadas, pois acredito que elas existem e que a autora vai conseguir surpreender quando elas finalmente forem expostas.

O Olhar do Açor é um livro estimulante, que apresenta uma grande aventura que faz pensar sobre lealdade, amizade, sacrifício, os limites da esperança e a importância das origens. É bom ver um período da história de Portugal a servir de inspiração para uma trama do género fantástico e é ainda melhor ver isso bem conseguido. Fiquei cativada pelas "Crónicas da Terra e do Mar" e aguardo com ansiedade o próximo volume desta aventura.

Saibam mais sobre o livro O Olhar do Açor aqui!

Nota:
Neste momento, está a decorrer um passatempo no blogue onde está em sorteio um exemplar deste livro. Participem aqui!

Outras opiniões a livros de Sandra Carvalho:
A Última Feiticeira (A Saga das Pedras Mágicas #1)
O Guerreiro e o Lobo (A Saga das Pedras Mágicas #2)
Lágrimas do Sol e da Lua (A Saga das Pedras Mágicas #3)
O Círculo do Medo (A Saga das Pedras Mágicas #4)
Os Três Reinos (A Saga das Pedras Mágicas #5)
A Sacerdotisa dos Penhascos (A Saga das Pedras Mágicas #6)
O Filho do Dragão (A Saga das Pedras Mágicas #7)
Sombras da Noite Branca (A Saga das Pedras Mágicas #8)

2 comentários:

Neptuno_avista disse...

Gosto bastante desta autora por causa da Saga das Pedras Mágicas e tenciono ler este livro, se bem que acho que só o irei fazer quando o segundo estiver disponível...
Beijinho

Cláudia disse...

Neptuno_avista, se gostaste da Saga das Pedras Mágicas então vais gostar deste. Percebe-se perfeitamente que é um livro de Sandra Carvalho e nota-se que a autora continua a evoluir. ;)*