sábado, 14 de dezembro de 2013

Opinião: Ascensão à Meia-Noite (Série Raça da Noite #4)

Título original: Midnight Rising (2008)
Autor: Lara Adrian
Tradução: Filipa Aguiar
ISBN: 9789898228703
Editora: Quinta Essência (2012)

Sinopse:

Num mundo de sombras e escuridão, o desejo é a arma mais mortífera… Impelido pela dor e pela raiva por causa de uma enorme traição, o guerreiro Rio dedicou a sua vida à guerra contra os Renegados. Não deixará nada interpor-se no seu caminho – muito menos uma mortal com poderes para expor toda a raça vampírica. Mas agora um mal antigo foi despertado e aproximam-se tempos sombrios… Para a jornalista Dylan Alexander, o que começou como a descoberta de um túmulo secular oculto acabou por se converter numa espiral de violência e segredos. Porém, nada é mais perigoso que o homem marcado e letalmente sedutor que surge das sombras para a puxar para o seu mundo de desejos sombrios e noite eterna. Ali ela não consegue resistir ao toque de Rio, mesmo enquanto revela uma ligação surpreendente ao seu próprio passado. Dylan tem então de escolher: deixar o reino noturno de Rio, ou arriscar tudo pelo homem que lhe mostrou a verdadeira paixão e os prazeres infinitos do coração.

Opinião:


Autora reconhecida dentro do romance paranormal, Lara Adrian tem vindo a conquistar uma legião de fãs por todo o mundo com uma série de vampiros. Em Portugal, a autora está a ser publicada pela Quinta Essência, sendo Ascensão à Meia-Noite o quarto livro publicado.

Neste volume, ficamos a conhecer melhor a história de Rio, um misterioso e atormentado vampiro que, depois de uma cruel traição, está disposto a terminar com a sua existência. Ao mesmo tempo, surge Dylan Alexander, uma jornalista que viaja pela Europa na companhia de umas amigas da mãe. A protagonista entra nesta aventura para fazer a vontade da mãe, que está em fase de tratamentos oncológicos, pela segunda vez. Dylan não está satisfeita com o rumo da sua carreira, mas vê naquela viagem a oportunidade de encontrar uma história que a afaste do desemprego. Assim, quando encontra um túmulo secular repleto de símbolos estranhos, a curiosidade da jornalista cresce. Contudo, aquele que parecia ser um espaço vazio é habitado Rio.

O encontro dos dois é avassalador e, desde que se conhecem não podem voltar a se afastar, não só pela proteção do segredo do vampiro, mas também pelo nascimento de um sentimento que ambos acreditavam nunca vir a aparecer.

Ascensão à Meia-Noite possui uma trama leve, mais focada na complexidade das relações humanas do que no combate ao grande inimigo. Dylan e Rio são personagens que cativam facilmente, apesar das diferenças que possuem. Enquanto a jornalista possui uma grande força interior que a leva a colocar os outros à frente dos seus próprios desejos, o vampiro é o macho com uma história dramática que encontra conforto numa nova paixão.

O vampirismo é apresentado pela autora de uma forma bastante peculiar. Os seres surgiram da união entre aliens e humanas que possuem dons especiais. Deste cruzamento surgiu a Raça, composta apenas por machos, dotados de grandes capacidades, vulneráveis à luz do sol e detentores de uma grande sede de sangue humano. Esta nova espécie só pode ter continuidade graças a humanas com capacidades especiais, que apenas se distinguem pelos seus dons e por uma marca na pele com a forma de uma meia-lua com uma gota.

Apesar de se tratar de uma leitura agradável, que vai fazer as delícias de quem aprecia o género, a verdade é que são muitas as semelhanças que se encontram com outras autoras do género, tais como J. R. Ward e Sherrilyn Kenyon. As diferenças mais evidentes estão relacionadas com o conceito da Raça e o próprio inimigo.

Ascensão à Meia-Noite é um livro leve, sem grandes novidades que é direcionado para os leitores que apreciam histórias de amor e universos fantásticos.

Outras opiniões a livros de Lara Adrian:
Cinzas da Meia-Noite (Série Raça da Noite #6)
Sombras da Meia-Noite (Série Raça da Noite #7)

Sem comentários: