quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Hoje estive com a Juliet Marillier!

A convite da Planeta, a quem desde já agradeço muito muito, hoje eu estive com a Juliet Marillier.



Este encontro foi muito especial, afinal tive a oportunidade de conversar diretamente com uma das escritoras que mais admiro. Esta conversa contou também com a participação da Sofia do blogue Morrighan, a Joana das Histórias de Elphaba, a Patrícia do Chaise Longue, e a Margarida (Ni) do Tertúlias à Lareira.

A autora, muito simpática, respondeu a toda as perguntas que lhe fomos colocando. Juliet admitiu que nem sempre teve uma grande ligação ao género fantástico, mas que esta foi aparecendo com o tempo e com a influência de J R. R. Tolkien e Marion Zimmer Bradley. A sua preferência sempre recaiu sobre os contos tradicionais.

Recordados os livros já publicados, a autora revela que aquele que continua a ter mais feedback é A Filha da Floresta (ver opinião aqui). Já A Vidente de Sevenwaters (ver opinião aqui) é o livro que menos lhe agrada e que ficou mais áquem das expectativas, muito devido à pausa provocada pelo tratamento de um cancro que conseguiu vencer. Juliet referiu ainda que, apesar da vontade de voltar às Crónicas de Bridei, tal poderá não acontecer devido a contratos editoriais.

Para além de falar dos livros que já foram publicados, Juliet desvendou ainda um do projeto em que está a trabalhar. É o primeiro livro de uma série passada no mesmo tempo que Sevenwaters e que vai ter como protagonista uma mulher em risco de vida que para se salvar terá de optar por um modo de vida que não lhe agrada. Juliet tem esperança de que este projeto resulte nos seus melhores livros de sempre. Digo-vos que fiquei muitíssimo curiosa para pegar nesta história ainda em construção.

Juliet disse ainda que o contacto com os seus leitores é muito importante, o que a leva a estar com frequência na internet. Apesar de admitir que esta ferramenta a leva a afastar-se um pouco da escrita, confessou que são os seus cães que a trazem de volta ao "mundo real".

Esta não é a primeira vez que Juliet visita Portugal. A autora já conhece Lisboa e Sintra, mas exprimiu vontade de visitar outros locais do nosso país.

A conversa recaiu sobre muitos outros tópicos e no final tive ainda direito a um autógrafo da autora e a uma caneca personalizada, cortesia da Planeta. Um dia muito especial.


Se também são fãs desta autora não se esqueçam: amanhã, dia 7, a Juliet Marillier vai estar na Fnac do Columbo a partir das 18h30 para apresentar o seu mais recente trabalho publicado em Portugal, O Voo do Corvo, e para uma sessão de autógrafos (cada pessoa pode levar um livro). Aproveitem!

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

A ver se leio melhor o teu comentário, mas pena que a escritora não possa voltar ao universo das cronicas de Bridei, a escritora não merecia este tipo de tratamento.

Fico contente por ler que os novos livros estão muito bons, volta a haver magia, o novo projeto parece interessante e tenho a certeza que passaste um dia excelente e que fica para sempre na memoria...ainda ficamos a admirar mais a escritora :)

Só falta ai uma foto :D

Bjs

Cláudia disse...

Olá Fiacha.

O dia foi ótimo, sim :) Quanto à questão das Crónicas de Bridei, isso aconteceu devido à editora norte-americana. Afinal, as crónicas foram publicadas por uma editora e, entretanto, a Juliet passou para outra que não vê com bons olhos pegar num projecto que começou com outra casa. Sendo assim, ela disse que até podia arriscar e escrever, mas que muito provavelmente esse trabalho não iria ser publicado. Assim, ela prefere dirigir os seus esforços para outros projectos.

Relativamente a foto, ela existe, mas como não sabia se as outras bloggers se sentiam à vontade com a divulgação dessa imagem preferi não a colocar.

Beijinho*