terça-feira, 20 de agosto de 2013

Opinião: Traída pelo Destino

Título Original: Twice Fallen (2012)
Autor: Emma Wildes
Tradução: Maria José Santos
ISBN: 9789896573904
Editora: Planeta (2013)

Sinopse:

Na sociedade do período da Regência, espera-se que as mulheres casem jovens, governem a casa, sejam vistas, não ouvidas. Mas, por outro lado, estas senhoras dificilmente fazem o que se espera delas...
Lady Lilian Bourne não se pode dar ao luxo de se encolver noutro escândalo. Ao reentrar na sociedade, após a fuga desastrosa de que foi protagonista quatro anos antes, não tem alternativa senão ser a própria imagem do decoro. Mas está convencida de que o destino está a conspirar contra ela, quando, durante uma festa, dá consigo fechada à chave numa biblioteca com um desconhecido enigmático. Seria o fim, se caísse em desgraça uma segunda vez... Após os anos que passou em Espanha como espião, Lorde Damien Northfield considera Londres um pouco entediante, até ao seu encontro inesperado com a encantadora, mas mal-afamada, Lily. Após a contrariedade por que passaram, não pode deixar de desejar que o interlúdio com ela tivesse sido tudo menos inocente. E quando é contratado para investigar um esquema de chantagem e homicídio que envolve algumas das famílias mais ilustres de Inglaterra, fica radiante ao descobrir que o destino a voltou a colocar no seu caminho, e que ela pode ser a chave para apanhar um assassino implacável…

Opinião:

Traída pelo Destino é um livro com poucos segredos. Desde as primeiras páginas que é possível adivinhar o desfecho desta trama vivida no seio da aristocracia londrina do século XIX.

Lady Lilian Boune e Lorde Damien Northfield são os protagonistas. Ela de aparência bela, jeitos simples e passado controverso, ele misterioso, sedutor e poderoso. A química entre os dois é apresentada logo no primeiro capítulo, através de uma série de circunstâncias que cativam o leitor. Contudo, a restante leitura revela ser menos apelativa.

Não existem grandes impedimentos neste romance, e por isso este par não tem de lutar muito pela sua felicidade. O único contratempo é um mistério que Damien é chamado a resolver, que funciona como motor da acção. Contudo, não é estimulante o suficiente, sendo até em diversos aspectos forçado, mal explorado e pouco interessante.

Também a relação entre o par romântico principal não surge como arrebatadora. Para além de eles se juntarem de uma forma demasiado rápida e simples, possuem ainda personalidades e características demasiado comuns às narrativas do género. Apesar dos boatos, Lilian acaba por se revelar a dama correcta, submissa e demasiado aborrecida. Damien é o típico galã misterioso e sedutor que rouba os corações de todas as damas. Mesmo o problema físico deste homem acaba por se tornar irrelevante e até desnecessário.

Não consegui acreditar na forma rápida como Lilian se entregou a Damien. Apesar da atração evidente, este é uma mulher que sofreu muito às custas de um escândalo, que tenta seguir as regras impostas pela sociedade e manter uma vida mais recatada. Contudo, de um momento para o outro ela esquece isso em detrimento do prazer ao lado de um homem que mal conhece. Não existe grande ligação entre a personalidade e as acções, o que tira ainda mais credibilidade à trama.

Mais interessante acaba por ser a relação de Regina com James. A personalidade desta mulher é cativante e deveria ter sido melhor explorada, assim como a sua história controversa. Faz pensar se não teria sido uma aposta mais certeira da autora levar este casal a um plano principal.

O estilo de escrita de Emma Wildes é simples e direto, o que em nada incomoda a leitura. Falta uma maior reflexão quanto à consistência da narrativa, o maior desenvolvimento das personagens principais e a criação de obstáculos mais aliciantes.

Este livro revela uma história simples, onde a principal preocupação é o plano romântico. Uma leitura que não obrigada a reflexões e que não revela ser marcante.

2 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Que pena que não foi um livro marcante e com muitos mistérios... Mas acredito que bons romances "sessão da tarde" são legais para passar o tempo!

Abraços, Isabela.

www.universodosleitores.com

Cláudia disse...

Olá Isabela. Sim, este é daqueles levezinhos e serve mesmo para passar o tempo.

Bj*