domingo, 26 de maio de 2013

Opinião: Sombras da Noite Branca (A Saga das Pedras Mágicas #8)

Autor: Sandra Carvalho
ISBN: 9789722350549
Editora: Editorial Presença (2013)

Sinopse: 

O momento de todas as decisões aproxima-se. Halvard, o Filho do Dragão, espera ansiosamente a chegada da Noite Branca para assimilar o Conhecimento Absoluto. Quase todos os seus inimigos foram destruídos: apenas o rei Ivarr do povo viquingue, os Guardiães das Lágrimas do Sol e da Lua e os Sacerdotes dos Penhascos ainda resistem. Entretanto, a guerreira Kelda da Montanha Sagrada treinou com afinco sob a orientação do feiticeiro Sigarr e está pronta para se tornar mestra da Arte Obscura. Apesar de saber que a celebração desse ritual irá extinguir a luz da sua essência, ela persiste, pois acredita que só assim poderá deter o avanço sanguinário do irmão gémeo. Todavia, a revelação de que o seu destino é concretizar a profecia e não contrariá-la poderá abalar as suas convicções.
Mas terá Kelda a determinação necessária para cumprir a missão que a Pedra do Tempo lhe atribuiu? Ou cederá ela à tentação do poder e abrirá o seu coração às sombras da Noite Branca? Sombras da Noite Branca é o oitavo volume da série de culto Saga das Pedras Mágicas.

Opinião:


Oito anos depois de Sandra Carvalho ter apresentado o primeiro volume de A Saga das Pedras Mágicas, A Última Feiticeira, heis que chega o livro que termina a aventura vivida por três gerações e que ganhou fãs por todo o país.

Sombras da Noite Branca é o título do último volume desta saga e foi com expectativa que iniciei a leitura. Ao longo da saga foi possível verificar uma franca evolução nas capacidades de escrita, de desenvolvimento de história e de construção de personagens por parte de Sandra Carvalho e isso só fez aumentar a vontade de perceber como tudo iria terminar.

Mais uma vez, Kelda é a personagem principal. Catelyn e Edwina, as heroínas anteriores, continuam a ser relevantes para o desenrolar da trama, o que é visto com carinho por quem ficou cativado pelas suas histórias. O que distingue Kelda da avó e mãe é a sua personalidade mais propícia a confrontos, e a sua capacidade de ver as pessoas nas suas mais diferentes dimensões. Na minha opinião, Kelda é a personagem mais interessante criada por Sandra Carvalho. É fácil criar empatia com esta "menina-feiticeira".

A narrativa está escrita na terceira pessoa, e é feita no ponto de vista de Kelda, desta forma,
percebemos com clareza as suas motivações, os seus receios, os seus medos, as suas esperanças. A sua capacidade de abnegação é de louvar e a sua personalidade tanto propícia momento divertidos como outros mais sentimentais e duros. 

Acompanhar esta personagem é observar os acontecimentos de uma forma mais ampla, afinal, Kelda tem a capacidade de nos transmitir a luz e a escuridão das outras personagens, o que acaba por fornecer uma perspectiva diferente da que era feita nos livros narrados por Catelyn ou Edwina. Personagens que anteriormente eram apresentadas como pertencentes ao lado do bem ou ao lado do mal passam a ter uma dimensão mais próxima da natureza humana e mais interessante.

Em Sombras da Noite Branca, a autora leva-nos por uma viagem por diversos locais e situações. Estas passagens adensam o livro, e apesar de em certos momentos parecer que tudo acontece de uma forma rápida, a verdade é que a passagem entre acontecimentos é feita de uma forma consistente. Ao longo da leitura, nota-se que Sandra Carvalho se preocupou em colocar um ponto final em todas as questões relevantes que foram surgindo ao longo da saga e, por isso, este livro revela-se uma verdadeira jornada. Foi com interesse que visitei alguns novos locais, conheci novas personagens, desvendei alguns mistérios e assisti a algumas surpresas.

Relativamente à relação entre Kelda e Halvar, finalmente é possível ter certezas quanto aos desejos do Filho do Dragão quanto à irmã. Apesar de ao longo do livro anterior ter ficado essa percepção, desta vez é possível ter acesso a toda a dimensão de Halvard. Com uma natureza cada vez mais negra, o jovem é obcecado pela realização da profecia que o irá tornar num deus. Alienado e egocêntrico, não consegue distinguir os seus objetivos das metas dos que o rodeiam e confunde o amor com a obsessão doentia. Uma personagem verdadeiramente arrepiante e desequilibrada que representa, com eficácia, o papel de vilão.

Paralelamente à missão, Kelda debatia-se ainda com algumas questões ligadas ao campo romântico.  O coração de Kelda encontra-se dividido, e facilmente percebe-se a razão de assim ser. Por um lado existe Sigarr, o Mestre da Arte Obscura, culpado por todas as maldades sofridas pela família da protagonista mas que se encontra em fase de redenção. A relação amor-ódio que aqui é vivida é aliciante e intensa. Por outro lado, existe Lysander, o galante e misterioso príncipe da Gente Bela que, apesar de ter repudiado a protagonista num momento de engano, continua a ocupar um lugar muito especial no seu coração. Um triângulo bem conseguido e que me colocou diversas dúvidas, contudo, admito que a opção da autora foi a melhor.

O final está bem conseguido e é convincente. Kelda irá estar em provação até à derradeira página, e todas as questões relevantes são fechadas. A escrita não é difícil de acompanhar, apesar de possuir algumas palavras que não são tão habituais de ouvir nos dias de hoje, mas que nem por isso são complicadas. O livro é o mais longo da Saga e percebe-se que a autora ponderou muito na forma como concluir tudo sem ser de uma forma forçada. Uma missão cumprida com sucesso.

Sombras da Noite Branca é a conclusão adequada para A Saga das Pedras Mágicas. Emoções e aventuras são partilhadas ao longo das suas páginas e a conclusão acaba por ser a desejadas por todos os fãs. Este é o fechar de uma obra lindíssima, repleta de mensagens de esperança, dedicação e de amor. Recomendo!

Para mais informações sobre este livro, clique aqui.

Outras opiniões a livros de Sandra Carvalho:
A Última Feiticeira ("A Saga das Pedras Mágicas" #1)
O Guerreiro e o Lobo ("A Saga das Pedras Mágicas" #2)
Lágrimas do Sol e da Lua ("A Saga das Pedras Mágicas" #3)
O Círculo do Medo ("A Saga das Pedras Mágicas" #4)
Os Três Reinos ("A Saga das Pedras Mágicas" #5)
A Sacerdotisa dos Penhascos ("A Saga das Pedras Mágicas" #6)
O Filho do Dragão ("A Saga das Pedras Mágicas" #7)

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Bem ainda não conheço a Kelda, mas fico muito contente que seja, no teu entender, a melhor personagem criada pela Sandra e este seja um fechar de ciclo bem feito.

Já era tempo de o fazer e agora é tempo para partir para outra :D

Espero que venha a ficar tão cativado como tu, as minhas colegas do emprego adoram :)

Bjs

Cláudia disse...

Os três últimos livros da saga são os meus preferidos :) Já leste algum?