terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Opinião: Alma Rebelde

Autoria: Carla M. Soares
ISBN: 9789720043375
Editora: Porto Editora (2012)

Sinopse: 

No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.

Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.

Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?


Opinião:


Alma Rebelde é mais uma prova  de que existem bons autores em Portugal. Através de uma escrita cuidada, introspetiva, fácil de acompanhar e, em certos momentos, até poética, Carla M. Soares faz com que o leitor sinta empatia pelas suas personagens e fique rendido à trama.


Esta é uma leitura muito interessante, que explora o período da história nacional após a guerra civil entre liberais e absolutistas, nomeadamente no que toca ao papel da mulher na sociedade e à ascensão da burguesia em detrimento da queda da nobreza. É interessante ver de forma tão próxima o quanto as obrigações familiares afetam as raparigas da época. Esta visão é-nos dada através de Joana, filha de comerciantes abastados que vê o seu futuro a ser decidido por terceiros. A autora transmite com precisão a angústia desta protagonista, que tem sonhos de liberdade e aventura. Joana não é uma rapariga perfeita mas acaba por conquistar. Ao início, o leitor pode pensar que ela está a ser injusta, pois tem uma amiga numa situação muito mais complicada, mas a verdade é que não nos sentiríamos nós como Joana se nos fosse imposto um casamento com um desconhecido? 


Por outro lado, existe Santiago, um jovem à frente no seu tempo, apaixonado e arrebatador. Esta é uma figura que conquista desde o primeiro instante. Brincalhão, livre e inteligente, proporciona momentos muito interessantes e intensos. Mas existe ainda uma outra personagem que, apesar de mais discreta, nos faz sentir um carinho especial por ela. Falo de D. Ana, uma senhora discreta e cumpridora do seu dever, mas que vive um casamento infeliz com um homem que não compreende. Esta é uma mulher que sofre em silêncio, mas que anseia ver aqueles que mais ama realizados, mesmo que isso custe viver em solidão. Em contrapartida existe D. Miguel, pai de Santiago, um homem agarrado à glória do passado e que não olha a meios para recuperar o que um dia foi da sua família. A autora consegue fazer transmitir muito bem o temor que todas as personagens sentem quando este homem surge, o que nos leva a desprezar, cada vez mais, esta figura.


Desde que Joana e Santiago se encontram, o leitor depressa percebe que existe uma história de amor a acontecer. É de enaltecer a capacidade da autora de apresentar cenas amorosas e sensuais sem cair em lugares comuns. Numa época em que o mercado literário português volta a ter o romance erótico em destaque, Carla M. Soares mostra que pequenos gestos como um toque, um tom de voz alterado ou mesmo um suspiro são muito poderosos e fazem o coração bater mais rápido. Tudo é descrito com muito bom gosto e vai agradar os mais românticos.


Existem, porém, algumas repetições no que toca aos sentimentos da protagonista. O facto de a trama estar voltada para Joana, assim como o facto de esta escrever num diário e ainda trocar correspondência com uma confidente faz com que algumas ideias sejam constantemente apresentadas, o que pode gerar momentos mais monótonos. Contudo, as reviravoltas existentes na narrativa asseguram o interesse pela leitura. Contudo, gostaria de ver melhor explorada a relação antiga da Santiago, que prometeu ameaçar em muito a estabilidade do casal, mas sem grandes estragos. Mas, mais perto do final, a autora consegue baralhar o leitor e levá-lo numa leitura desenfreada até à última página, através de vários acontecimentos inesperados. Só é possível parar quando se perceber tudo o que aconteceu às personagens desta trama.


Esta foi uma leitura que me deu imenso prazer. Uma boa surpresa que me deixou agarrada  e que me faz desejar que se volte a apostar nesta autora.

5 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Ora aqui a prova do que é nacional é bom, vejo que é uma escritora a seguir, vou ficar atento ;)

Mais um bom comentário, é o habitual para desgraça da minha carteira :D

Bjs

Cláudia disse...

Ficha, se puderes, dá uma oportunidade a este livro ;)

Bj*

Fiacha disse...

Olá,

Registado ;)

Bjs

Jessinha Cruz disse...

Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro. Preciso de mudar um pouco os meus géneros literários e um romance é sempre bom, ainda pra mais sendo de uma autora portuguesa :)
Boas leituras, Jessie
www.fofocas-literarias.blogspot.pt

Cláudia disse...

Olá Jessinha! Espero que tenhas a oportunidade de ler este livro e que ele te agrade tanto quanto a mim. Beijinho*