quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Opinião: Minotauro - A Batalha do Labirinto

Título original: Minotauro: La Batalla del Laberinto (2008)
Autor: Gabriel García de Oro
Tradutor: Filipe Guerra
ISBN: 9789722342940
Editora: Editorial Presença (2010)

Sinopse:

 Desde a Grande Vitória do Vale dos Três Rios, os humanos podem respirar de alívio: a grande raça dos minotauros foi banida para sempre da face da Terra e vivem-se épocas de paz. No entanto, muito do que aconteceu nesse momento decisivo perdeu-se na memória dos tempos, e agora há quem aparentemente esteja interessado em descobrir se as velhas profecias e lendas serão mesmo verdade. Estará a raça dos minotauros mesmo extinta? Existirá mesmo o Labirinto da Aliança, de onde sairá aquele destinado a unir e liderar ambas as raças? Uma aventura emocionante repleta de acção, segredos, traições e reviravoltas surpreendentes que deixará rendidos os fãs do género.

Opinião:
Minotauro, A Batalha do Labirinto, é o primeiro livro de Gabriel Garcia de Oro direccionado a um público jovem-adulto.

Este livro revela um mundo onde os humanos e minotauros lutam entre si com o objectivo de extinguir a espécie contrária. O ódio mútuo e a não-aceitação das diferenças existentes provocou uma grande batalha de onde os humanos saíram vitorioso… ou assim pensam.

Desde a Grande Vitória do Vale dos Três Rios, os humanos podem respirar de alívio: a grande raça dos minotauros foi banida para sempre da face da Terra e vivem-se épocas de paz. No entanto, muito do que aconteceu nesse momento decisivo perdeu-se na memória dos tempos, e agora há quem aparentemente esteja interessado em descobrir se as velhas profecias e lendas serão mesmo verdade. Estará a raça dos minotauros mesmo extinta? Existirá mesmo o Labirinto da Aliança, de onde sairá aquele destinado a unir e liderar ambas as raças?

A Batalha do Labirinto é uma história que agarra desde a primeira página e faz com que o tempo voe. A intriga é uma constante, as personagens possuem um carácter forte e os seus dilemas deixam conhecer a sua complexidade, nomeadamente Yaruf. É em Yaruf, um jovem humano, que se sentem as diferenças entre as duas raças. O jovem sente-se parte de ambas e parece estar destinado a unir os humanos e os minotauros numa coexistência pacífica.

A escrita de Gabriel Garcia de Oro é leve e fluida, o que permite acompanhar, facilmente, uma história forte acerca da importância de valores nobres como a coragem, a família, a amizade e a lealdade.

Uma das ideias mais fortes do livro surge logo ao início e acompanha toda a narrativa, adquirindo um significado cada vez mais profundo: “No labirinto, a verdadeira batalha trava-se nos nossos corações. O labirinto somos nós”. A busca do auto-conhecimento por parte de Yaruf está intimamente ligada à sua demanda e esta só será bem sucedida enquanto a outra vai sendo alcançada.

Na minha opinião, o ponto mais fraco da história prende-se com a escolha dos Cinco Inimigos. Enquanto havia personagens que tinham fortes razões para fazerem parte desse grupo, a presença de outras careceu de explicação, mais parecendo que estavam lá para completar o número.

A história de O Labirinto da Aliança continua em La Torre del Tiempo, ainda sem tradução para prevista português.

Sem comentários: