domingo, 30 de dezembro de 2012

As melhores e as piores leituras de 2012

O ano está quase a terminar e, como tal, decidi relembrar todos os livros que li durante 2012. Foram 100, mais do que eu achava possível inicialmente, e nem todos têm opinião escrita no blog (por enquanto, pois vou escrever sobre eles todos!). Houve leituras que eu desejei que não terminassem de tão embrenhada na história estava, outras que me fizeram ler a última página com satisfação e ainda outras que não me agradaram de todo. Como tal, decidi fazer umas pequenas listas com o melhor e o pior que li este ano (inclui livros publicados antes de 2012).


Os melhores


O Hobbit, de J. R. R. Tolkien
Não foi uma novidade mas uma releitura de um local ao qual é sempre agradável regressar (não queria incluir livros que já tinha lido anteriormente, mas não resisti em colocar este, perdoem-me!).

A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos, de George R. R. Martin
Ah Martin! Não demores tanto tempo a escrever o próximo, por favor! Estes dois volumes fizeram sentir a história está a encaminhar-se para um final e eu mal posso esperar para saber o que vai acontecer!

Assustador ao início, este livro de mais de 1000 páginas e com uma letra muito pequena foi uma verdadeira surpresa! Ficção científica repleta de personagens interessantes e com uma trama muito envolvente e bem conseguida.

Os piores


Submundo, de Robert Finn
Uma história demasiado simples e rápida que parece ter sido escrita sem um objetivo específico. Não fica na memória e não tem grande ligação com outros volumes mais interessantes do autor, apesar de ser anunciado que sim.


A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr
Esperava personagens mais fortes e cativantes e uma trama mais intensa. No final ficou a sensação de insatisfação já que outros autores pegaram no mesmo tema e o exploraram de uma forma muito mais interessante.


Protagonista incoerente e uma história que parece ter como objetivo único colocar a heroína a ter experiências sexuais com criaturas estranhas. Esperava um livro que explorasse mais uma aventura fantástica e não uma espécie de romance erótico com fadas Sidhe à mistura.


Confesso que não foi fácil escolher os três livros de cada lista e aviso que eles não foram colocados por uma ordem específica. Houve outros que me agradaram imenso e outros ainda que estão ao mesmo nível dos piores referidos, mas tive de me conter para não vos aborrecer com tops intermináveis. Para mais, é preciso não esquecer que existem factores exteriores ao livro que podem condicionar a nossa opinião acerca do mesmo, sendo que num dado momento este pode transmitir uma sensação e, numa outra ocasião, a percepção do mesmo poderá ter algumas diferenças.

E vocês? Conseguem escolher facilmente o pior e o melhor das vossas leituras deste ano?

Sem comentários: