terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entrevista a L. C. Lavado


Licenciada em Gestão de Marketing, L. C. Lavado dedica muito do seu tempo à escrita e à produção de histórias. A morar na Suíça, esta escritora portuguesa tem vindo a marcar posição na produção nacional de fantasia urbana, através da publicação de ebooks que podem ser adquiridos na Amazon e na Smashwords. 
As aventuras e pensamentos desta escritora podem ser acompanhados no seu blog pessoal (http://www.lc-lavado.com/).
Um profundo agradecimento à Liliana pela entrevista e pelas conversas interessantes via internet.

Uma Biblioteca em Construção (U.B.C.) - O que é que a escrita significa para ti?
L. C. Lavado (L.L.) - Depende do momento em que a pergunta é feita.
L.L. - Se me perguntarem quando estou a trabalhar na revisão de um livro, eu diria: uma grande dor de cabeça. Se for quando estou a trocar email com os meus leitores betas: uma grande comédia. Neste instante, em que estou a começar a escrever um livro novo:  é o que mais gosto de fazer na vida.

U.B.C. - Quando e como é que este processo começou a ter o intuito de “fazer livros”?
L.L. - Ao contrário do que acontece com a maioria dos escritores, que usualmente começam por escrever contos e novelas e mais tarde livros, eu nunca escrevi nenhum dos dois. Para mim foi um impulso de momento.
Um dia estava numa livraria à procura de um livro e não encontrei nenhum que fosse aquilo que “gostava de ler naquele momento”, e então decidi. Se não havia um escritor que fosse capaz de escrever a história que eu queria ler, porque é que eu não o deveria fazer? E assim foi. Saí da livraria sem nenhum livro, cheguei à faculdade, liguei o portátil e comecei a escrever.

(2012)
U.B.C. - Estás a viver na Suíça há quanto tempo?
L.L. - Estudei em Lisboa e também foi lá que iniciei a minha vida profissional.
Estou a viver na Suíça desde Maio 2010.

U.B.C. - O facto de não estares no país lusófono é impedimento para a escrita?
L.L. - Não é impedimento,  pelo contrário, é uma forma de me sentir mais próxima da minha língua materna e continuar ligada às origens.
Apenas se torna mais difícil criar relações com quem partilha este interesse pela escrita. Combinar um encontro para um café com alguém que leu um livro meu e quer trocar ideias, passa a ter de se reduzir a um vai e vem de emails.

U.B.C. - Podes explicar como foi o processo de publicar os teus livros como e-books?
L.L. - Muito longo, mas pode ser reduzido a três grandes momentos.
Submeter o manuscrito aos Leitores-Beta para críticas e consequente revisão.
Trabalhar o livro para corresponder aos parâmetros exigidos pelos grandes retalhistas como Amazon e a Apple.
Contactar Bloguers de interesse para pedir colaboração na promoção do livro.
Em três passos pode parecer simples, mas é necessário quase um ano de dedicação para o fazer.

U.B.C. - Quais foram as principais dificuldades?
L.L. - Pessoalmente, foi a revisão.
Para mim é uma tarefa extremamente árdua e desgastante. Mesmo com grande esforço, com a ajuda dos leitores-beta, parece existir sempre mais uma gralha a ser descoberta.

(2010)
U.B.C. - E qual foi a sensação de saber que estava tudo bem encaminhado?
L.L. - Depois de ter conseguido publicar o 1° livro, “Inverso” na Amazon foi uma mistura de orgulho de “tarefa cumprida” e ao mesmo tempo a realização, de que era possível fazê-lo, que com esforço e persistência, era possível partilhar as histórias que criei com leitores de todo o mundo.
O meu entusiasmo foi partilhado num dos posts que publiquei no meu blogue http://www.lc-lavado.com/2012/08/inversoamazon.html

U.B.C. - Como está a ser lidar com as críticas?
L.L. - Tenho sorte de a maioria das críticas serem muito favoráveis e de mesmo as menos entusiastas serem de leitores bem educados, o que torna tudo muito mais tolerável. Mas nada impede que fiquem com o coração “a bater a mil” sempre que vejo uma nova crítica no Goodreads, num Blogue ou abro um mail de um leitor.

U.B.C. - Quais pensas serem as tuas principais características como autora?
L.L. - A minha escrita distingue-se por frases curtas, linguagem limpa, e abundância de diálogos, o que combinados,  oferecem uma grande dinâmica às minhas histórias.
Em todos os meus livros, mesmo os géneros diferindo entre Romance de época , YA e Fantasia Urbana, há sempre um mistério a ser revelado e um toque de humor que torna a leitura lúdica... bem, talvez o humor esteja um pouco esquecido no 1° livro...

U.B.C. - Quais são as principais inspirações para o teu trabalho?
L.L. - Todos os meus livros nasceram da vontade de criar aventuras e personagens que me permitissem ser outras pessoas através deles.
Cada um teve a sua própria inspiração, uma “história por de trás da história”.

U.B.C. - Quais são os teus autores de referência?
L.L. - Sherrilyn Kenyon, Alex Bell, Carlos Ruiz Zafón, Laurell K. Hamilton.

U.B.C. - Qual o género onde te sentes mais à vontade?
L.L. - Fantasia Urbana.

U.B.C. - Para além da ligação à escrita e à literatura, quais são os outros hobbies que ocupam o teu tempo?
L.L. - Eu adoro tudo o que conte histórias... cinema, teatro, música.

(previsto para 2013)
U.B.C. - Neste momento, estás envolvida em algum novo projeto?
L.L. - Neste momento tenho dois grandes projectos.
A revisão de “O Diabo dos Anjos”, um livro que escrevi ainda em Portugal e que tem muito trabalho para ser feito antes da publicação em Janeiro de 2013.
E um novo livro que comecei a escrever este mês, com o título “Fantasmas de Pedra”. Este será o livro 2 do “Inverno de Sombras, e que vai contar a história do Claude e Andrea, dois personagens que eu não previa, mas que conquistaram um grande interesse dos muitos leitores.

U.B.C. - Que desejas vir a alcançar no mundo literário?
L.L. - Alcançar o maior número de leitores possível e proporcionar a todos eles boas horas de leitura.
Ajudar a combater os baixos índices de leitura dos portugueses.
Ser reconhecida como uma jovem escritora portuguesa empreendedora.

Opiniões a livros de L. C. Lavado:

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei.

Vasco
http://vascoricardo.blog.com