quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Opinião: Vínculo de Sangue (Série Mercy Thompson #2)


Título original: Blood Bound (2007)
Autor: Patrícia Briggs
Tradutor: Manuel Alberto Vieira
ISBN:  9789896373009
Editora: Saída de Emergência (2011)

Sinopse:

Mercedes Thompson tem amigos em lugares estranhos e sombrios. E agora deve um favor a um desses amigos: o vampiro Stefan precisa das capacidades de metamorfose de Mercy para entregar uma mensagem a um vampiro recém-chegado à cidade. O que Mercy não sabe é que este novo vampiro tem um segredo: na verdade é um feiticeiro possuído por um demónio prestes a lançar o caos na cidade.

Depois de várias tentativas da comunidade paranormal para destruir a criatura, Mercy vê-se envolvida na refrega: embora os seus amigos vampiros e lobisomens sejam mais fortes do que ela, são as suas habilidades especiais que poderão salvar a todos. E quando descobre a verdade sobre essas habilidades, Mercy vai aprender muito sobre o seu passado e os lobisomens que a criaram.

Opinião:

Enquanto o primeiro volume desta série, O Apelo da Lua, estava centrado na comunidade de lobisomens, Vínculo de Sangue dá uma visão mais alargada sobre os vampiros deste mundo criado por Patrícia Briggs. Contudo, os lobisomens continuam a ser uma presença constante no decorrer da narrativa, especialmente Samuel e Adam, dois alfas que lutam pelo coração de Mercy.

A narrativa tem um ritmo rápido desde o início, momento em que a heroína e Stefan entram em contacto com um perigo para toda a comunidade de Tri-Cidades: um vampiro e feiticeiro que é controlado por um demónio. Existem muitos problemas a acontecer ao mesmo tempo e Mercy, apesar de ser uma metamorfa que desconhece a amplitude dos seus poderes, sente que a salvação de todos pode estar nas suas mãos.

Com o decorrer dos acontecimentos, Mercy lamenta não ter tido a possibilidade de um contacto direto com o pai na sua vida, já que as suas capacidades sobrenaturais são herança do progenitor. Deste modo, a destemida protagonista continua uma jornada de autodescoberta, na qual percebe ser mais forte do que aparenta, fornecendo ao leitor mais informações da sua natureza.

Se o primeiro volume revelou ser uma introdução a este mundo, tal como era esperado, Vínculo de Sangue já apresenta um maior desenvolvimento, tanto a nível de trama como personagens. Mercy torna-se uma heroína mais sólida e, apesar de estar dentro de um triângulo amoroso, não se deixa levar por sentimentos na execução de tarefas práticas e cruciais. Adam e Samuel, os lobisomens que estão rendidos a Mercy, são dotados de personalidades interessantes e que podem gerar a dúvida no leitor sobre a questão referente ao futuro amoroso da heroína. Terminada a leitura, fica a ideia de que o grupo de apaixonados por Mercy é maior do que a própria julga.

Contudo, o foco da trama não está ligado às relações, mas sim à luta contra o inimigo. Aqui, o encadeamento dos acontecimentos está bem conseguido e abre espaços que proporcionam um melhor conhecimento da comunidade vampírica e das personagens secundárias. Tudo é conseguido sem parecer demasiado forçado e existem algumas decisões que podem trazer consequências a serem desenvolvidas nos próximos volumes desta série.

Vínculo de Sangue alcança as expectativas criadas pelo primeiro volume da série, sendo detentor de momentos mais intensos e que agarram o leitor com uma maior eficácia que O Apelo da Lua. Uma leitura agradável.

Outros livros de Patricia Briggs:

Sem comentários: