sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Opinião: Meio-Dia Azul (Midnighters # 3)


Autor: Scott Westerfeld
Título Original: Blue Noon (2006)
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789896680183
Editora: Vogais & Companhia (2010)

Sinopse:

Os cinco adolescentes midnighters de Bixby, no Oklahoma, pensavam já terem descoberto tudo sobre este espaço de tempo oculto na meia-noite, até que, certo dia, são surpreendidos com uma paragem temporal ao meio-dia. A vida para, como que congelada, e tudo fica azul à lua do dia. Assustados, os cinco jovens dotados de capacidades especiais vão fazer de tudo para procurar algo que explique as mudanças a que estão a assistir.

Depressa vão descobrir que os muros que separam a hora secreta do tempo real estão a cair. Os darklings, seres mortíferos que estão aprisionados no tempo azul há séculos, estão prestes a atacar, em força, o mundo dos humanos. A salvação da humanidade está dependente da decisão de cinco jovens.

Opinião:

Se os dois primeiros livros desta trilogia poderiam sugerir uma leitura leve e seguidora de uma fórmula que envereda pelo facilitismo e realização dos protagonistas, em “Meio-Dia Azul” Scott Westerfeld prova que “Midnighters” é muito mais do que isso.

Neste livro, a intriga adensa-se e fica mais envolvente. O leitor é arrastado para um ritmo de leitura rápido, sendo que, no momento em que julga ter percebido onde o autor pretende chegar, este muda de ideias e transporta-o para situações inesperadas. Um enredo original, que cativa através de ideias novas e um estilo de escrita fácil de acompanhar.

As personagens surgiram, inicialmente, com personalidades distintas, mas também com determinadas características típicas dos adolescentes. Em “A Hora Secreta”, eram ingénuos, não tinham noção real do perigo nem da sua própria mortalidade. “No Limiar das Trevas” foi possível observar uma postura mais madura e, agora, assiste-se a uma transição precoce para uma fase adulta, já que qualquer decisão e ação poderão colocar em risco vidas humanas. Este processo é muito interessante de ser observado, apesar de surgir a ideia de que se as personagens fossem adultas toda a trama poderia apresentar um teor muito mais relevante e memorável.

O final desta série de fantasia urbana é surpreendente. O autor transmite a ideia de que em grandes feitos são necessários grandes sacrifícios e que nem sempre é possível haver um “e viveram felizes para sempre”.

“Meio-Dia Azul” é uma conclusão excecional à trilogia “Midnighters” e torna Scott Westerfeld num autor a ter sempre debaixo de olho. Recomendo.

Outros livros de Scott Westerfeld:

Sem comentários: