sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Opinião: Em Fuga - Nenhum Lugar é Seguro

Título Original: The Escape (2017)
Organização: C. L. Taylor
Tradução: José João Leiria
ISBN: 9789898869296
Editora: TopSeller (2017)

Sinopse:

Quando uma estranha pede uma simples boleia a Jo Blackmore, esta concorda, mas rapidamente se arrepende de o ter feito.

Afinal, a mulher sabe o nome de Jo, conhece o seu marido, Max, e tem em seu poder uma luva que pertence a Elise, a filha de 2 anos de Jo.

O que começa por ser uma ténue ameaça de uma desconhecida, rapidamente se transforma num pesadelo, quando a polícia, os serviços sociais e até o próprio marido começam a duvidar das capacidades mentais de Jo.

Ninguém parece acreditar que Elise esteja em perigo, e a mulher estranha começa a apertar o cerco. Nesse momento, Jo sabe que só existe uma forma de manter a filha a salvo…fugir!

Opinião:

Este é um daqueles livros que se lê com vontade e rapidez. Em Fuga - Nenhum Lugar é Seguro agarra logo nas primeiras páginas. Somos confrontados com um mistério que queremos ver explicado, e apesar de irem surgindo pistas ao longo do leitura, não é fácil perceber o que realmente está a ameaçar Jo, a protagonista, e a sua filha, Elise. Além disso, o facto de Jo ter um transtorno de pânico tornam as emoções mais intensas e fazem-nos duvidar de tudo e de todos.

O início é algo sinistro e mexe com um receio geral da população. O facto de alguém desconhecido surgir com uma ameaça e apresentar-se como detentor de uma série de informações bastante pessoais e íntimas nossas gera um sensação de pânico, dúvida, invasão. E quando isto acontece com um indivíduo que sofre de agorofobia, tudo fica ainda mais sufocante. É este ponto de vista que nos é dado através do relato de Jo. Pode não ser fácil entender o motivo de algumas decisões e atitudes desta protagonista, mas isso só acontece numa fase inicial. Conforme a leitura avança, são fornecidos dados que nos levam a entender melhor esta mulher e também a admirá-la.

Max, o marido de Jo, é uma personagem que está bem conseguida e que nos faz sentir tanto compreensão como incerteza. Percebemos a sua dificuldade em lidar com os problemas da mulher, mas queremos que ele seja mais crédulo. Com o decorrer da narrativa surge uma outra figura pela qual me interessei. Trata-se de Mar, uma mulher de mais idade que continua a ser perseguida pelos fantasmas e dores do passado. O curioso de todas as personagens que a autora nos apresenta é que não conseguimos acreditar inteiramente nelas, ficando sempre a dúvida sobre as verdadeiras motivações de cada uma e seus desejos. Como tal, todos são suspeitos.

A acção começa com rapidez. As informações não surgem em excesso mas o encadeamento dos acontecimentos marca um ritmo rápido e com um teor algo negro. Não existem momentos mortos e uma reviravolta a meio da obra leva-nos a mudar completamente o nosso ponto de vista sobre o que está a acontecer. A partir daí entramos numa nova fase da história, na qual já existem certezas, ficado apenas a dúvida sobre como tudo irá ser resolvido. A conclusão poderia ter causado maior impacto, ficando um pouco aquém daquilo que era esperado.

A autora faz-nos pensar sobre os limites de cada um e do que é necessário acontecer para que estes sejam ultrapassados. Esta leitura sensibiliza para o facto de que quem sofre com transtornos e traumas raramente ser compreendido pelos outros, e ainda nos leva a questionar quem são aqueles pelos quais nos fazemos rodear, uma vez que podem estar a esconder a sua verdadeira natureza e personalidade para alcançarem objectivos inesperados.

Em Fuga - Nenhum Lugar é Seguro um livro sobre preservação e superação de obstáculos com vista proteger quem mais se ama. É um thriller cativante que nos entretém com uma boa história ao mesmo tempo que nos mostra a força que as mães têm para protegerem os seus filhos e nos faz pensar sobre o lado negro escondido em cada um de nós.

Sem comentários: