segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Opinião: Angélica e Lorenzo (Linhas do Destino #1)

Autor: Lettie S. J.
ISBN: 9789896579579
Editora:
Planeta (2017)

Sinopse:

Um amor escrito nas estrelas e o encontro de dois amantes num fulgor magnético que nada nem ninguém poderá separar. Um romance sensual, erótico, com protagonistas jovens (17 e 19 anos), que aborda problemas muito actuais, como o bullying e a violência no namoro, mas numa história irresistível, verosímil e de leitura imparável. A acção passa-se perto do Porto - na cidade da Póvoa de Varzim (onde a autora mora) e tem a originalidade e a força de ter como protagonista um par romântico muito jovem e de nacionalidades diferentes:- uma brasileira com um português-italiano.

Opinião:


Angélica e Lorenzo é o primeiro livro de uma série que tem como base o romance entre dois adolescentes. Lettie S. J., a autora, procurou apresentar um romance daqueles que parecem ter destinados desde o início dos tempos entre uma doce jovem brasileira e um rapaz de descendência portuguesa que viveu muitos anos em Itália. Decidi apostar nesta obra por me parecer leve e à espera de uma história que romântica e até algo mística que se passasse em solo lusitano. Contudo, o que encontrei foi um pouco diferente.

O início da leitura não transmitiu a melhor impressão. Isto deveu-se ao facto de o português utilizado ser maioritariamente do Brasil, o que me levou a sentir estranheza imediata e ficado logo de pé atrás. É verdade que a Língua é a mesma, mas existem tantas diferenças entre ambas que acaba por gerar incómodo. Isso notou-se descrições, mas ainda mais nos diálogos, devido à gíria utilizada pelas personagens mais jovens. Percebo que Angélica, por exemplo, utilize algumas dessas expressões, mas acabou por ser exagerado e abranger outras personagens, tendo sido difícil aceitar que a ação decorre em Portugal. Perante isto, acredito que deveria ter sido feito um trabalho de adaptação quando foi tomada a decisão de publicar o livro em Portugal.

Apesar desta estranheza com a linguagem utilizada, decidi prosseguir com a leitura, curiosa com a história, que prometia falar de um amor predestinado. A autora apresenta-nos os protagonistas, cada um no seu próprio ambiente e a lidar com os seus problemas, e depois mostra-nos o primeiro contacto que tiveram um com o outro e como tudo se desenvolve a partir daí. Confesso que não consegui sentir empatia nem por Angélica nem por Lorenzo. Penso que tal se deve ao facto de os achar demasiado exagerados, melodramáticos, e por não conseguir acreditar na forma como a relação de ambos se desenvolveu.

Consigo entender a ideia de atração imediata, mas não acreditei no facto de eles terem ficado apaixonados e já terem garantindo que iriam namorar um com o outro quando nem sequer tinham ainda trocado uma palavra. A relação deles acabou por se desenvolver de uma forma demasiado rápida, originando situações que se tornaram descabidas e precipitadas. Entendo que a autora quis mostrar que a união deles estava escrita nas estrelas, mas nem isso foi bem explicado. E mesmo assim, seria sempre bom ver algum conhecimento e adaptação antes de tudo acontecer. Além disso, existiram demasiadas coincidências descaradas que retiraram subtileza à narrativa.

O desenrolar da narrativa acaba por não atingir o potecial que poderia ter. A autora apresenta diversos elementos opositores aos protagonistas, mas nem todos acabam por ser devidamente explorados. Neste volume, focou-se muito no romance de Angélica e Lorenzo, que tem um início com demasiados dramas, sendo difícil acreditar que estamos a falar de um namoro de poucos dias. Só no final da obra é que a questão do bullying surge com maior força, sendo que toda a problemática da família de Lorenzo acaba por surgir realmente, parecendo estar a ser guardada para um próximo livro. A trama acaba por ficar fraca e ser pouco apelativa.

O ponto mais positivo desta obra foi a forma como o bullying foi abordado. A história começa com uma cena de violência e faz-nos pensar sobre o que faríamos se tivéssemos no lugar de Angélica. Afinal, é muito fácil falar em intervenção, mas a autopreservação muitas vezes fala mais alto. Mais tarde, somos levados a pensar em comum a violência psicológica consegue ser tão manipuladora e restritiva, muitas vezes deixando mazelas mais duradouras do que a agressão física. O assédio sexual também acaba por ser exposto, chamando a atenção para o facto de que a insinuação também é grave e que quando não travada pode levar a situações mais perigosas.

No geral, Angélica e Lorenzo é um livro que pode agradar ao público mais jovem. É uma história bastante ingénua, cujos conceitos poderiam ter sido explorados de uma forma mais credível. As personagens precisavam de construção que as aproximasse mais realidade, e o romance necessitava de uma abordagem mais cautelosa. Mesmo a componente da predestinação poderia ter ser explorada de uma outra forma, talvez mais mística, de forma a pelo menos justificar a forte ligação dos protagonistas.

Sem comentários: