quarta-feira, 9 de março de 2016

Opinião: O Herói das Eras - parte 2 (Saga Mistborn - Nascida das Brumas #3)

Autor: Brandon Sanderson
Título Original: Mistborn - The Hero of Ages (2008)
Tradução: Jorge Candeias
ISBN: 9789896379285
Editora: Edições Saída de Emergência (2016)

Sinopse:

O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?
Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?
Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afetam até a sociedade pacífica dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga.

Opinião:

Comecei a ler O Herói das Eras - parte 2 já a sentir saudades. Este era um volume muito desejado, pois iria concluir uma história que me tinha cativado desde o início. Porém, esta ideia de conclusão fazia com que, ao mesmo tempo, desejasse prolongar a leitura de modo a não me despedir já destas personagens e deste mundo. Parecia que já ao início estava a perceber o que me iria acontecer no momento em que chegasse à última página. É que terminada a leitura, senti-me completamente rendida à forma como esta obra foi conseguida mas também triste por ter terminado. Estes sentimentos fizeram com que fossem necessários alguns dias para refletir sobre tudo o que foi lido. E não, nesse período não consegui pegar num outro livro.

Por se tratar da segunda parte da obra original, é natural que a narração comece logo com um ritmo mais rápido. Existe tensão nos diferentes cenários em que a trama se desenrola e vemos as personagens que já nos conquistaram em situações de grande perigo. Brandon Sanderson faz-nos ter esperança mas ao mesmo tempo duvidar do destino que é reservado às várias figuras. Afinal, o autor é capaz de levar a narrativa a sofrer grandes reviravoltas e já provou em livros anteriores que não teme matar algumas personagens carismáticas e queridas.

Vin continua a ser uma das heroínas mais admiráveis. É impressionante pensar no quanto ela evolui e no exemplo que dá. De menina solitária e desconfiada passou a ser uma a protagonista de uma lenda. A sua força e abnegação levam-na a enfrentar as adversidades, mas as suas fraquezas e dúvidas fazem dela humana. Gosto do facto de que até ela tem segredos e de ver alguns aspectos do seu passado explicados. Já Elend, apesar de todas as dúvidas que teve ao longo deste inesperado caminho, conseguiu ir ao encontro dos valores que ao início enaltecia. Ele é o exemplo do homem nobre que está disposto a tudo pelo bem maior.

Se Sazed esteve mais apagado na primeira parte desta obra, nesta fase foi possível assistir à sua catarse. Se Vin é vista como a heroína que entra nas mais impressionantes cenas de ação, Sazed é o companheiro no qual sabemos que podemos sempre confiar, que desvenda todos os enigmas e que dá uma visão mais arrojada e interessante deste mundo e de tudo o que está a acontecer. Adoro-o. Estava sempre à espera dos capítulos que detinham o seu ponto de vista dos acontecimento e senti necessidade de reler várias das suas reflexões. É certo que se trata de um livro de fantasia, mas muitas dos pensamentos de Sazed adequam-se a certas temáticas do nosso mundo.

Temia que esta história chegasse ao fim sem que o autor desse uma explicação válida a muitas das questões que tinha. Felizmente os meus receios revelaram-se infundados. Os mistérios deste mundo são explicados ao longo da narrativa deste volume. É possível compreender a origem de todos os seres mais estranhos, perceber o que está a acontecer ao mundo e o que são certas aparições.

Terminada a leitura, chegarmos à conclusão de como esta obra foi pensada para partir de um plano particular para um geral. Afinal, passámos da luta contra um senhor tirano para a restauração do equilíbrio geral. Senti-me agarrada à leitura e só lamento que o fim não tivesse chegado sem que nos fosse explicado com mais pormenor o que acontece depois. Mas nem isso pode ser considerado uma falha.

Não me consigo alongar mais na escrita desta opinião pois tenho feito um esforço enorme para não vos revelar o que este livro contém. E acreditem, a minha vontade é muita, pois só assim poderia conseguir explicar o motivo para ter gostado tanto desta leitura. É o fim perfeito. Não é o mais desejado, mas tendo em conta tudo o que aconteceu e a capacidade do autor ser capaz de nos surpreender, eu não consigo imaginar opção melhor. Agora fica a nostalgia e a certeza que a Saga Mistborn está entre as melhores que já li.

Opiniões a outros livros de Brandon Sanderson:
O Império Final (Saga Mistborn - Nascida nas Brumas #1) 
O  Poço da Ascensão (Saga Mistborn - Nascida nas Brumas #2)
O Herói das Eras - parte 1 (Saga Mistborn - Nascida nas Brumas #3)

2 comentários:

Anónimo disse...

caso não saibas existem mais 3 livros desta serie que contam a historia 3oo anos depois destes acontecimentos, no entanto não se encontram em venda em portugal mas consegues arranjá-los facilmente através do site da Wook

Cláudia disse...

Olá Anónimo. Sim sei, e não há qualquer intenção para que sejam traduzidos por cá. Infelizmente, neste momento, não me sinto muito confortável em ler em inglês, mas pode ser que um dia arrisque.
De qualquer forma, obrigada pela dica!