quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Opinião: Guia Astrológico para Corações Partidos

Título Original: Guida Astrologica per Cuori Infranti (2015)
Autor: Silvia Zucca
Tradução: António Fournier
ISBN: 9789896650162
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

As estrelas não mentem… Os homens sim. A comédia romântica do ano.Com 30 anos, solteira (não por escolha) e com um emprego que oferece poucas perspectivas, Alice encontra um jovem actor convencido que conhece o secreto para o sucesso: a astrologia. Ainda que céptica, decide tentar e começa a sair com homens de signos do zodíaco compatíveis com o seu. Pouco a pouco, Alice descobre que talvez o verdadeiro amor não esteja sempre escrito nas estrelas…

Opinião: 

Quando este livro me chegou às mãos, não sabia bem o que esperar sobre esta leitura. Não conhecia a autora nem conseguia adivinhar que história me iria apresentar. Contudo, assim que passei os olhos pelas primeiras páginas fiquei certa de que me iria divertir muito com Alice e as suas aventuras no que toca à procura do amor.

Este é um romance muito atual e que facilmente irá conquistar qualquer leitora. Afinal, aborda diversos problemas de uma mulher na sociedade moderna nos campos do trabalho, família e amigos, mas sobretudo, no que toca ao amor. Afinal, qual de nós não deseja encontrar um companheiro perfeito e uma paixão avassaladora? Acho que praticamente todas, e olhem que Alice também pertence a este grupo.

Alice fez-me rir. Muito mesmo! Ela pode passar por muitos problemas, viver situações pelas quais ninguém quer passar, mas a forma como enfrenta tudo o que se coloca no seu caminho faz-nos pensar em filmes de comédia. Ela é muito dramática, entrega-se por completo a novos desafios, está desesperada e, por isso, está arrisca sem medir as consequências, e faz observações que fazem soltar gargalhadas. E quando conhece Tio, tudo melhora!

É que Tio introduz Alice à astrologia. É interessante verificar que ela, ao início, é muito cética relativamente a este método de adivinhação, mas uma série de coincidências (serão mesmo coincidências?) levam-na a procurar o amor através de um novo método. É aqui que, quem percebe pelo menos o mínimo no que diz respeito aos signos e ao horóscopo, se diverte muito mesmo. É que autora escolheu apresentar os estereótipos de praticamente todos os signos! É verdade que esta opção é bastante limitadora e faz-nos pensar "mas eu não sou assim!" quando uma figura representa de forma exagerada o que é esperado do nosso signo, mas não deixa de ser uma boa ideia.

Assim sendo, Alice usa a astrologia para encontrar o seu par ideal. Deste modo, Silvia Zucca apresenta um desfile de várias personagens masculinas que não só representam os seus signos como também alguns dos tipos mais comuns de homens que podem ser encontrados (caros leitores do blogue, desculpem colocar isto nestes termos). Assim sendo, Davide é aquele homem misterioso, por quem se sente uma enorme atração, que parece demasiado bom para ser verdade, mas que tem algo que torna tudo errado. Giorgio  é alguém pelo qual não existem sentimentos fortes mas que, por alguma razão, permanecesse durante demasiado tempo e é difícil de largar. Alejandro é atração pura, mas pouco conteúdo e nenhuma vontade de compromisso. Daniele sugere perfeição, é alguém de quem poderia ser fácil gostar mas, por alguma razão, não desperta sentimentos fortes. Luca é desafio, mas não passa de um caso breve devido ao egocentrismo. Ou seja, homens muito diferentes e com personalidades que as mulheres facilmente reveem na realidade.

O livro é longo, mas a leitura não é demorada. Afinal, a linguagem utilizada é bastante acessível e tem um tom humorístico que cativa facilmente e nos faz querer estar a ler durante bastante tempo. O encadeamentos dos acontecimentos está bem conseguido, apesar de haver um certo momento em que a narrativa parece estagnada. Contudo, as peripécias divertidas e os diferentes encontros de Alice servem como bom motor.

Guia Astrológico para Corações Partidos é um romance que entretém, marca pela diferença e é muito divertido. Irá de encontro aos gostos dos mais românticos, mas também daqueles que procuram um leitura pouco exigente, de mensagem clara e simples e que proporcione bons momentos. Acredito que quem goste de astrologia irá gostar bastante deste livro, mas tal não é impeditivo, pois a mensagem que a autora tenta transmitir é a de que devemos sempre lutar pelo que queremos, mesmo que o universo pareça estar a conspirar contra isso. Eu gostei de ler e recomendo.

3 comentários:

redonda disse...

Vou procurá-lo.

redonda disse...

Feliz Natal, com tudo bom e muitos livros.
Gábi

Cláudia disse...

Parece-me bem redonda. Beijinho*