quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Opinião ao conto "Crónicas Obscuras - A Despedida"

Autor: Vitor Frazão
Inserido na revista Conto Fantástico N.º 3 

Opinião:
Depois de ter lido A Vingança do Lobo fiquei com vontade de conhecer melhor este universo criado por Vitor Frazão. Infelizmente o autor viu-se impossibilitado de continuar as suas "Crónicas Obscuras" em formato livro. Contudo, o conto permite não deixar este mundo de parte.

"A Despedida" marca um regresso a "Crónicas Obscuras". Confesso que o início não me foi fácil. A escrita consegue transmitir bem as imagens pretendidas pelo autor, mas o que está a ser descrito pode gerar algum incómodo. Penso que tal acontece por ser uma cena inicial, de apresentação e eu ainda não tinha conhecimento das motivações das personagens.

Logo de seguida, a situação muda e isso deve-se a um desenvolvimento que é acompanhado por uma explicação. Aí tudo se torna mais fácil de aceitar e a vontade de perceber o que vai acontecer a seguir aumenta.

Existe um diálogo muito interessante que apenas peca por não ser mais desenvolvido. É nele que percebemos as implicações de algumas acções, assim como os objectivos e emoções das personagens intervenientes. Confesso que gostei das referências ao passado, mas ficou a faltar também um maior desenvolvimento nessa parte (ou talvez seja eu que não estou muito habituada ao formato conto".

O ambiente é negro e transmite uma ideia de conclusão. Contudo, no final, é com curiosidade que se verifica que a morte da lugar a um novo ciclo. Quero ainda enaltecer o humor negro e a forma eficaz como o autor transmite emoções. Um conto que faz uma boa ligação com a obra.

Sem comentários: