quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Opinião: A Cidade do Fogo Celestial (Caçadores de Sombras #6)

Título Original: City of Heavenly Fire (2014)
Autor: Cassandra Clare
Tradução: Mário Dias Correia
ISBN: 9789896575687
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

Clary e os amigos enfrentam a mais terrível expressão do Mal que alguma vez tiveram de combater: o irmão de Clary. Sebastian Morgenstern está ao ataque e volta Caçador de Sombras contra Caçador de Sombras. Com a ajuda da Taça Infernal, transformaNefelins em criaturas saídas de um pesadelo, separando famílias e amantes enquanto engrossa as fileiras dos seus Ensombrados. Acossados, os Caçadores de Sombras refugiam-se em Idris... mas nem os poderes demoníacos de Alicante conseguem manter Sebastian à distância. E com os Nefelins encurralados em Idris, quem protegerá o mundo contra os demónios? Quando é desmascarada uma das maiores traições de toda a história dos Caçadores de Sombras, Clary, Jace, Isabelle, Simon e Alec são obrigados a fugir – ainda que a sua viagem os leve até ao coração dos reinos demoníacos, onde nunca nenhum Caçador de Sombras fora e de onde nenhum ser humano alguma vez regressara.

Opinião:

Começar a ler A Cidade do Fogo Celestial foi um misto de emoções. Por um lado, queria muito saber como esta saga ia terminar. Afinal, já a sigo há algum tempo, fiquei cativada com este mundo e achei que a autora se alongou mais do que o necessário. Mas por outro, sabia que terminar esta leitura ia deixar em mim um sentimento de nostalgia, pois, apesar de todos os erros que apontei nas obras anteriores, a verdade é que realmente adorei conhecer este universo onde seres sobrenaturais existem escondidos dos humanos comuns e mortais. É sempre assim quando estamos prestes a terminar uma história que nos marcou, não é?

Antes de começar a ler, estava com receio que Cassandra Clare repetisse alguns dos erros anteriores. Tinha medo enrolasse a história principal para explorar os sentimentos das personagens. Felizmente o que aconteceu foi exactamente o contrário. A história é alucinante! A narrativa está centrada em acontecimentos decisivos e a componente ligada às relações existe na medida exacta. Percebe-se perfeitamente que a batalha contra Sebastian está a chegar à sua conclusão e isso faz com que a leitura avance a um ritmo rápido. Afinal, existe o desejo de saber como tudo vai terminar!

 Quem acompanha as minhas opiniões sobre esta saga, sabe que a relação entre Clary e Jace nem sempre foi do meu agrado. Houve momentos em que este parecia ser o ponto principal da história, o que fez com que a leitura fosse muito "lamechas" e me aborrecesse. Felizmente, tal não acontece neste livro. Percebe-se que Clary e Jace tornaram-se pessoas diferentes, apesar de manterem a sua essência. Isto faz com que a relação também seja mais madura. Os sentimentos deles parecem mais fortes, o que é interessante, já que não estamos constantemente a ler excertos sobre o quanto gostam um do outro. O amor é sentido nas acções, no sentido mútuo de protecção, no carinho e na confiança inabalável que têm um pelo outro.

Estando satisfeita com o novo rumo da relação entre Clary e Jace, é inevitável dizer que também fiquei feliz por ver como estas duas personagens evoluíram. Clary continua a ser a rapariga que procura o bem nos outros e isso é algo tocante, mas passou a ser mais dura, resultado de todo o sofrimento pelo qual passou. Já Jace parece finalmente ter aceitado quem é. Depois de tantas dúvidas existenciais que o fizeram perder o encanto aos meus olhos, Jace recupera o seu brilho.

Sebastian é, sem dúvida, um vilão digno desse título. Ele é um ser que foi completamente corrompido capaz das maiores atrocidades para conseguir o que quer. A forma como usou a Taça Infernal para a criação do seu exército representa não só o aumento da força bruta, como também um ataque emocional. O seu propósito de destruição é facilmente entendido, mas gostaria que os seus verdadeiros objectivos tivessem uma maior consistência. Percebe-se facilmente quais eles são, mas falta a ligação a quem ele é. Afinal, Sebastian é um ser que é e que poderia ter sido, o que faz dele uma figura muito interessante.

O desfecho dado a todas as personagens secundárias pareceu-me ser o adequado. Todas as figuras que travaram esta batalha acabaram por se verem expostas de formas que ao início eram impensáveis. Isto faz pensar que nas piores circunstâncias é que descobrimos a natureza de cada um. Gostei bastante do facto de a autora ter enaltecido que o fim de uma guerra tem sempre consequências nefastas, independentemente do resultado obtido. Isso tornou esta história mais real e fácil de aceitar. Faz pensar que tanto na vitória como na derrota existem perdas dolorosas e que os inocentes são os que mais sofrem. Cassandra Clare também recorda que os erros do passado podem voltar a ser cometidos.

Adorei o facto de a autora ter feito tantas ligações com elementos da trilogia "Caçadores de Sombras. As Origens". Foi muito bom ver como o passado liga com os acontecimentos presentes e ainda ver referências a algumas das personagens que tanto me cativaram. Contudo, tenho noção que para quem não leu a trilogia, essas mesmas referências poderão provocar alguma confusão. Para além disso, são feitas tantas revelações que a experiência de leitura da trilogia depois da saga é prejudicada. Por isso mesmo, aconselho a leitura de "As Origens" primeiro.

Quero ainda referir que, ao longo da leitura, deparei-me com alguns erros que poderiam ter sido facilmente evitados. Por vários momentos, os nomes das personagens surgiam trocados. Havia situações em que a mesma personagem fazia uma pergunta e dava a resposta, outros em que aparecia uma fala de uma personagem que nem sequer estava presente. Para além disso, houve ainda uma passagem que dizia que Magnus Bane era um Caçador de Sombras. Não sei onde estes enganos começaram, mas faz-me pensar que a revisão não foi bem executada.

Tal como disse no início da opinião, estava com pena de me despedir dos "Caçadores de Sombras", mas terminada a leitura, fiquei com a sensação de que Cassandra Clare não vai abandonar este mundo para já. A história de Clary, Jace e amigos chegou a uma conclusão, isso é certo e ainda bem que assim é, mas surgiram outras personagens cuja história parece estar apenas a começar. Penso que é uma boa aposta, afinal a autora já mostrou, através de "As Origens", que este é um mundo que pode ser explorado de muitas formas.

Fiquei muito satisfeita com a conclusão da saga "Caçadores de Sombras". Cassandra Clare pode ter-se alongado mais do que eu inicialmente esperava, mas o desfecho é coerente e muito emocionante. Terminado o livro, surgiu rapidamente o sentimento de nostalgia. Afinal, esta foi uma história que gostei muito de acompanhar. Claro que recomendo!

Outras opiniões a livros de Cassandra Clare:
A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras #1)
A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)
A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)
A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)
A Cidade das Almas Perdidas (Caçadores de Sombras #5)
Anjo Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #1)
Príncipe Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #2)
Princesa Mecânica (Caçadores de Sombras: As Origens #3)
A Prova do Ferro (Magisterium #1)

Sem comentários: