quinta-feira, 19 de junho de 2014

Opinião: Seres Mágicos em Portugal

Autor: Vanessa Fidalgo
ISBN:9789896265755
Editora: Esfera dos Livros (2014)

Sinopse:

Dona Adelina conta-nos a história do lobisomem que na freguesia da Bemposta corria ruas pela noite fora estragando o pão que cozia de madrugada nos fornos e assustando os mais novos e indefesos. Na ilha do Pico, Açores, o dia 2 de fevereiro de cada ano era dia para ficar em casa. Homens, mulheres e crianças trancavam-se a sete chaves e protegiam-se comendo alhos. Lá fora os labregos, uma espécie de duendes, saíam das águas salgadas do mar para nos próximos meses viverem escondidos nos matos verdejantes da ilha. Nas serras de Arruda dos Vinhos é bem conhecida a história de um gigante terrível, que, de tão grande e violento, aterrorizava as povoações da região. Em Santa Maria, nos Açores, o povo garante que as jovens de cabelo vermelho que ainda hoje por lá moram são descendentes de uma jovem e bela sereia que caiu de amores nos braços do filho de um pescador. Fadas, duendes, gigantes, olharapos, lobisomens, trasgos, sereias entre outras, são algumas das criaturas mágicas que habitam o nosso país, o nosso imaginário e que vai conhecer ao longo das páginas deste livro. Depois dos seus anteriores livros "Histórias de um Portugal Assombrado" e "101 Lugares Para Ter Medo em Portugal", a jornalista Vanessa Fidalgo percorreu o país, de lés-a-lés, visitou bibliotecas locais à descoberta de histórias, ouviu relatos e entrevistou dezenas de pessoas para resgatar a nossa rica tradição oral. O resultado é este original livro onde a imaginação e o fantástico ganham protagonismo, numa história que não consta nos manuais escolares, mas que faz parte do nosso país e das nossas tradições. 

Opinião:

Sempre gostei de lendas e histórias fantásticas. Por alguma razão, sinto que temos acesso a mais informações sobre criaturas fantásticas de outros povos e culturas do que sobre a nossa. Conhecia algumas lendas portuguesas mas, mesmo assim, sentia que era pouco. Queria saber mais. Assim, foi com entusiasmo que comecei a ler Seres Mágicos em Portugal.

Em primeiro lugar, gostei da divisão que Vanessa Fidalgo fez. Existe um espaço para relatos sobre fadas, outros para sereias, outro para mouras encantadas e outros para todos os seres acolhidos neste livro. Alguns dos relatos são pequenos, simples. Outros já ocupam um maior número de páginas e possuem um desenvolvimento típico de um conto tradicional. Todos transmitem uma moral.

Fiquei agradada ao perceber que a nossa cultura oral abrange uma grande variedade de seres mágicos. Existem histórias sobre todas as criaturas mais conhecidas, tais como os lobisomens, as fadas, as sereias e as bruxas, mas também sobre outras, as quais pouco conhecia. Foi com surpresa que conheci melhor  pieiras, maruxinhos, olharapos ou jans. Afinal, as terras lusitanas são habitadas por inúmeros seres místicos!

Também é curioso constatar que alguns dos relatos possuem semelhanças com outros que também estão presentes neste livro ou com outros que já me eram conhecidos. Isto faz pensar sobre as particularidades da tradição oral, em como uma história vai sendo alterada ao longo do tempo e de cada vez que é contada, em como essa mesma história pode dispersar-se nos mais diversos sentidos e ganhar as mais diferentes formas.

É interessante ainda verificar que estas lendas estão inteiramente ligadas à história, geografia e legado português. Muitos dos seres mágicos têm ligações ao mar, o que é perfeitamente compreensível uma vez que o nosso país tem uma longa linha de costa e uma forte ligação com o oceano. Também se percebe a influência da cultura celta e a forma como a presença muçulmana na Península Ibérica, que durou cerca de sete séculos, afectou a cultura nacional no que toca a esta temática.

Contudo, pareceu-me que nem todos os relatos foram tratados da mesma forma. Alguns eram acompanhados dos dados da respectiva fonte, mas outros não possuíam qualquer informação o que originou uma certa falta de coerência. Também constatei que muitos dos relatos eram retirados de um fórum online, o que me deixou apreensiva. Afinal, o anonimato proporcionado pela internet nem sempre é de confiança. Não sei até que ponto tal foi feito para "encher" o livro.

Ao longo da leitura, fui percebendo que a nossa tradição oral no que toca a histórias sobre seres fantásticos é rica. Portugal é um país de misticismo e com um imaginário muito forte. Seres Mágicos em Portugal é um livro que recomendo aos curiosos acerca do tema. Vão encontrar histórias já conhecidas, histórias novas e histórias que parecem já ter sido ouvidas, mas com algumas alterações. Um livro que é para ser lido aos poucos e poucos e que nos faz pensar nos limites do imaginário nacional.

Sem comentários: