terça-feira, 17 de junho de 2014

Opinião: O Olhar do Amor (Os Sullivan #1)

Título Original: The Look of Love (2011)
Autor:  Bella Andre
Tradutor: Maria das Mercês de Sousa
ISBN: 9789896574284
Editora: Planeta (2013)

Sinopse:

Enquanto fotógrafo de êxito que passa a vida a viajar, Chase Sullivan está farto de mulheres bonitas e sempre que vai a casa, em São Francisco, um dos seus sete irmãos tenta arranjar-lhe outra. Chase acha que a vida que tem é formidável, até que uma noite conhece Chloe que tem o carro atolado na valeta de uma estrada de Napa Valley. O fotógrafo nunca conheceu uma mulher mais encantadora, tanto por dentro como por fora, mas apercebe-se rapidamente de que Chloe tem mais problemas para além do carro acidentado e em breve vê-se a querer remover montanhas para a amar e proteger. Mas Chloe permiti-lo-á?

Opinião:

Decidi ler O Olhar do Amor com o objectivo de me distrair com uma história de amor leve e fresca e ainda para dar uma nova oportunidade a Bella Andre. Afinal, não fiquei nada agradada com Sedução, um outro livro desta autora. Apostei neste por acreditar que tinha uma história mais consistente e que não fosse demasiado focada no erotismo. Estava errada.

O Olhar do Amor é o primeiro livro da série "Os Sullivan". Em cada livro desta coleção, a autora irá ficar-se num dos irmãos desta família e na forma como encontraram o amor. Neste primeiro volume, a relação de Chase Sullivan é o foco. Desde o início é possível perceber o tipo de história que será: homem mulherengo encontra rapariga mediana, existe forte atração, ultrapassam algumas dificuldades e vivem felizes para sempre. Não, não vos estou a contar um grande segredo deste livro. É demasiado fácil adivinhar o encadeamento das situações. Mas o que realmente me aborreceu não foi isso, pois já estava à espera que assim fosse.

O que realmente me aborreceu neste livro foi a construção da história. É muito, muito fraca. Ao início ainda fica a sensação de que poderá conter alguma emoção, de que poderá tratar de ultrapassar dores do passado, ganhar autoestima, voltar a acreditar no amor. Penso que abordar estes temas era um objetivo da autora, mas tal foi feito com desleixo. Afinal, o primeiro encontro entre Chloe e Chase possui alguma tensão, sendo que rapidamente passa disso para uma aventura sexual. Custa acreditar que uma mulher magoada e que foi vítima de violência doméstica se tenha entregado tão rapidamente a um desconhecido. E para além disso, esperava ver mais confrontos de personalidades do que descrições eróticas. A trama tornou-se pobre e vulgar.

As personalidades das duas personagens principais também não me cativaram. Afinal, encontram-se dentro do estereótipo de figuras masculinas e femininas. Ele é o típico bon vivant, com corpo de Adónis e bom  coração, que fica deslumbrado com uma mulher bastante comum e decide mudar todos os hábitos antigos e dedicar-se por completo a ela. Ela é uma mulher banal, com pouca autoestima, um corpo imperfeito mas com algum sentido de humor (questionável, mas enfim). Pegando nestas duas figuras, é fácil perceber o caminho que será seguido e o destino que lhes será dado, o que retira emoção à leitura.

A escrita de Bella Andre continua a ser bastante direta, sem tempo para aprofundamentos e muito focada nos diálogos. As descrições resumem-se ao mínimo, à excepção do relato dos momentos de erotismo, que surgem com maior frequência do que seria desejado. Os acontecimentos não surpreendem e o encadeamento destes é rápido e previsível.

Terminada esta leitura, não fiquei com vontade de acompanhar a série, por acreditar que todos os livros seguiram o mesmo esquema. Para além disso, confirmei as minhas ideias sobre Bella Andre e não fiquei com intenções de voltar a dar-lhe uma nova oportunidade. O Olhar do Amor possui uma história fraca, com pouco desenvolvimento e nenhuma originalidade.

Outras opiniões a livros de Bella Andre:
Sedução

Sem comentários: