quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Livros para o Halloween 2013

É já amanhã que se comemora mais um Halloween!
Esta festividade cada vez mais celebrada em Portugal está hoje ligada à fantasia e brincadeira, mas nem sempre foi assim. A noite de 31 de outubro é muito especial, pois está ligada à comemoração da Samhaim , uma festa pagã de culto dos mortos.Como tal e dependendo de cada cultura, esta comemoração pode ser observada de diversos pontos de vista. Há quem considere esse mundo espiritual como perfeito, mas há quem o veja como assustador e perigoso. E é a ideia de medo que é hoje muito associada a esta festividade, sendo por isso habitual ver pessoas mascaradas de personagens assustadores, assistir a filmes de terror, ou ler livros mais perturbadores.
Por estarmos tão perto desta data, resolvi retomar uma iniciativa do ano passado. Revisitei a minha lista de livros lidos neste último ano e escolhi aqueles que são mais apropriados para esta época. Ora aqui estão eles:


Algo Maligno Vem Aí, de Ray Bradbury
Não são só os acontecimentos que causam arrepios no leitor, as próprias descrições conseguem perturbar. Toda a narrativa é passada num clima negro e de suspense, sendo que a fantasia e os medos reais concretos da generalidade da população estão interligados, gerando situações que ficam com o leitor mesmo quando este está afastado das páginas deste livro.

Os Adivinhos, de Libba Bray
Esta é uma leitura recente e que muito me impressionou. A euforia dos loucos anos 20 está intercalada com o misticismo e o oculto, dando origem a uma história de contrastes. Algumas das situações causam arrepios e criam imagens bem assustadores na mente ao mesmo tempo que a crueldade com objetivo bem definido incomoda. O mistério é constante e apela à imaginação.

O Livro Sem Nome, de Anónimo
O mistério assusta, e aqui tudo começa logo na capa. Este livro não tem nome e não se sabe por quem foi escrito. A sinopse em nada ajuda e nas primeiras páginas é apresentada uma situação que levanta grandes incógnitas. Uma trama muito diferente, bem conseguida e uma sociedade que revela ser mais do que aquilo que inicialmente parecia ser.
Ver opinião a este livro aqui.


O Palácio da Meia-Noite, de Carlos Ruiz Zafón
Todo o ambiente desta trama é tenso e grita perigo. Desde o início que se percebe que se está perante uma história de fantasmas, apeser de tal não ser anunciado, sendo uma descoberta perceber o que motivou esse tipo de atitivade. Contudo, é com interesse que se observa que o oculto é apenas um meio, sendo a ação humana a principal responsável de todo o sofrimento apresentado.
Ver opinião a este livro aqui.

Departamento 19, de Will Hill
Vampiros, lobisomens, o Frankstein  e outros seres que povoam a imaginação. Este livro reune diversas figuras das mais conhecidas histórias de terror numa história passada nos dias de hoje. O protagonista combate algumas destas ameaças ao mesmo tempo que trava amizade com outras. Um título mais leve e dedicado a um público jovem.
Ver opinião a este livro aqui.


E vocês? Qual foi o livro que leram este ano que melhor se adequa ao Halloween?

2 comentários:

Cláudia disse...

Desses ainda só li um, mas acho que são boas escolhas ;)

Cláudia disse...

Qual foi Cláudia?