sábado, 17 de agosto de 2013

Opinião: Envolvida (Série Crossfire #3)

Autor: Sylvia Day
Título Original: Entwined with You (2013)
Tradução: Cláudia Ramos e Helena Ramos
ISBN: 9789897450136
Editora: 5 Sentidos (2013)

Sinopse:

Desde que vi o Gideon pela primeira vez, percebi que ele tinha algo de que eu precisava, algo a que eu não conseguia resistir. Percebi-lhe também uma alma perigosa e atormentada – tal como a minha. Envolvi-me. Eu precisava dele tanto como precisava que o meu coração batesse. Ninguém sabe o quanto ele arriscou por mim e o quanto eu fui ameaçada; ninguém imagina quão negra e desesperada se tornou a sombra dos nossos passados. Entrelaçados nos nossos segredos, tentamos desafiar o destino. Definimos as nossas próprias regras e rendemo-nos completamente ao intenso poder da obsessão.

Opinião:

Inicialmente, Crossfire estava pensado para ser uma trilogia, mas o sucesso dos dois primeiros livros levaram Sylvia Day a mudar de opinião e a pensar em escrever mais dois volumes. Assim sendo, Envolvida não apresenta a conclusão da série e, sinceramente, nem sequer uma trama consistente ou interessante.

*Atenção! O texto que segue possui spoilers!*

Este volume começa exactamente no momento em que segundo terminou. Se bem se recordam, Refletida acabou com a morte de Nathan e com a descoberta de que o assassino era Gideon. Em Envolvida, Eva mostra-se bem impressionada com o seu belo amante e faz de tudo para o proteger. Logo aqui o livro deixa de fazer sentido.

Então o namorado é um assassino e por Eva tudo bem? É certo que Gideon matou um homem que fez lhe fez muito mal, mas isso não demonstra o seu temperamento incontrolável e violento? E para ajudar à festa, é ver este homem descrito pela protagonista como perfeito a fugir à polícia. "Ah! Mas ele nunca deixaria um inocente responder pelos seus crimes", diz Eva. Tretas! Um gesto de amor um pouco assustador, na minha opinião. Para apertar ainda mais o cerco ao casal, surge uma jornalista que pode colocar tudo em risco e ainda revelar segredos inconvenientes.

Parece que existem bons ingredientes para tornar este volume mais intenso do que os anteriores, não é? Pois é mesmo só isso: parece. A polícia e a jornalista passam rapidamente para um segundo plano sendo que toda a narrativa é focada no quanto Eva e Gideon gostam um do outro e no sexo insaciável. Sim, é exactamente isto. Eles vão trabalhar e trocam mensagens de amor, eles chegam a casa e continuam a dizer que não podem viver um sem o outro, eles fazem sexo e no fim trocam mais umas juras eternas, eles dormem e no outro dia vão trabalhar e trocam mensagens de amor,...(estão a perceber o ciclo aborrecido que é?).

E a certa altura, de um momento para o outro, a autora decidi que até que era boa ideia haver um casamento. E como é que isso acontece? De uma forma que mais parece um rapto repleto de ameaças. "Eva, trouxe-te para um dos meus hotéis nas caraíbas e agora tens de casar comigo. Estás sempre a dizer que não estás preparada mas eu preciso disso", diz Gideon de forma insistente e a protagonista lá acaba por lhe fazer a vontade. Esta pressão é romântica desde quando? Não é! É assustador! Foge Eva, foge!

Após este enlace ridículo, o casal volta à rotina anterior, com muitas juras de amor e sexo e parece que nada mais acontece naquelas vidas. Sim, mais uma vez parece, afinal existe uma amiga de Eva que desaparece de forma misteriosa, existem evoluções por explicar no caso da morte de Nathan e nós, leitores que achamos que estes pontos têm de ser resolvidos ficamos frustrados ao perceber que a autora nem sequer se deu ao trabalho de os desenvolver. Se esta foi uma tentativa de agarrar para um próximo volume não foi bem conseguida.

Como se os pontos acima referidos não bastassem, Eva revela-se uma protagonista cada vez mais irritante. Se nos livros anteriores parecia ser dona de uma posição e até levar a sua avante em certos momentos, agora está completamente submissa da vontade de Gideon. Para além disso, o papel de menina rica que quer construir o seu próprio caminho é ridículo. Eva mora num apartamento luxuoso pago pelo padrasto, assim que acabou os estudos conseguiu ir trabalhar numa das melhores empresas de publicidade do país, recebe roupas e acessórios das melhoras marcas e continua a acreditar que está a construir a sua vida de baixo. Alguém pode apresentar esta menina à realidade, se faz favor?

*Fim de spoilers!*

Quando inserido numa série, um livro pode não encerrar todas as questões que levanta, mas eu espero sempre que tenha alguma conclusão. Em Envolvida tal não acontece. Parece que a autora ia continuar a escrever mas as páginas acabaram, por isso meus amigos, se querem saber o resto da história comprem  o próximo livro. Fiquei com a sensação que assisti a um dos episódios do meio de uma telenovela, daqueles que servem apenas para encher chouriços e em que nada acontece.

Não tinha grandes expectativas quanto a Envolvida e mesmo assim fiquei desiludida. É um volume muito fraco, com uma história pouco interessante e focado num casal que convence cada vez menos. Não gostei.

Outras opiniões a livros de Sylvia Day:
Rendida (Série Crossfire #1)
Refletida (Série Crossfire #2)

2 comentários:

Co0kie disse...

Uma opinião sincera e que vai de encontro com o que eu esperava do livro. Raramente quando se estica uma história dá bom resultado.

Cláudia disse...

Obrigada Cookie. E aqui o resultado é muito mau.