quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Opinião: O Fim do Senhor Y

Título original: The End of Mr. Y (2006)
Autoria: Scarlett Thomas
Tradução: Inês Castro
ISBN: 9789722521321
Editora: Bertrand Editora (2010)

Sinopse:

Quando Ariel descobre um exemplar do livro "O Fim do Sr. Y" num alfarrabista, mal pode acreditar nos seus olhos. Conhece o autor, o excêntrico cientista vitoriano Thomas Lumas, e sabe que os exemplares são extremamente raros. E, dizem alguns estão amaldiçoados. Com o livro debaixo do braço, Ariel vê-se lançadas numa emocionante aventura de amor, sexo, morte e viagem no tempo.

Scarlett Thomas conduz-nos numa demanda louca e irresistível ao mais profundo de nós mesmos e às nossas maiores questões.

Opinião:
Scarlett Thomas começou a escrever com seis anos, mas os resultados nunca a agradaram. Hoje, o seu nome pode ser encontrado na lista dos 20 melhores escritores do Reino Unido publicada pela Independent on Sunday e tem o seu trabalho traduzido em mais de 20 línguas.

O Fim do Senhor Y apresenta Ariel Manto, estudante universitária a elaborar a sua tese de doutoramento sobre experiência de pensamento, onde se baseia num autor do século XIX que muito a intriga, Thomas E. Lumas, considerado excêntrico e louco pelos seus pares.

Um dia é obrigada a quebrar a sua rotina e, instintivamente, entra num alfarrabista, onde pergunta por livros do autor sobre o qual está a estudar, na esperança de encontrar algo inédito, mas sem acreditar muito nessa hipótese. Mas encontra.

“Coloco O Fim do Senhor Y na minha mochila, em segurança, e depois pego na caixa e saio da loja, apertando-a contra mim a caminho de casa, no escuro, o frio a aguilhoar-me os olhos, completamente incapaz de entender o que acabou de acontecer.”

Ariel sabe do boato que corre acerca do livro recém-adquirido – está amaldiçoado, pois todos aqueles que o lêem desaparecem, incluindo o autor e editor, mas não dá importância a essa questão e inicia uma leitura que vai alterar a sua vida por completo.

O leitor acompanha a demanda de Ariel, que é narrada na primeira pessoa, de uma forma fluida e simples, o que faz com que existe uma grande aproximação e conhecimento não só da personagem principal, como de todos os outros intervenientes da acção.

Ariel é uma jovem desiludida com a sua realidade, com um passado perturbante e uma vida sexual promíscua, que se refugia na investigação e busca de conhecimento. As suas meditações e discussões remetem para a reflexão de temas tais como ciência, religião, mitologia, linguagem, pensamento, literatura, consciência, física e amor, onde o nome de autores como Braudillard, Saussure ou Derrida é uma constante.

Este é um livro sobre um outro livro, e a autora dá a conhecer os excertos mais relevantes do segundo, o que não só foi útil para uma maior compreensão das questões suscitadas, como torna a trama mais completa e faz com que o leitor sinta que ficou na posse de conhecimentos proibidos e misteriosos.

A escrita poética, leva, em certos momentos, o leitor a estabelecer uma comparação com a era moderna onde a tecnologia permite o acesso a uma infinidade de informações e onde existe um crescente desejo voyeurista na sociedade.

O Fim do Senhor Y é um livro que surpreende pela positiva, uma história que induz ao pensamento através de uma criatividade e inteligência inesperadas. Scarlett Thomas conseguiu conciliar diferentes géneros literários, o que faz o leitor ir ao encontro de um romance complexo e profundo.

Sem comentários: