segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Opinião: O Funeral da Nossa Mãe

Autor: Célia Correia Loureiro
ISBN: 9789898455482
Editora: Alfarroba (2012)

Sinopse:

Quando Carolina Alves se suicida, aos 58 anos, deixa um último pedido: o de que as suas três filhas se reúnam no seu funeral, na pequena povoação (fictícia) de Vila Flor, Alto Alentejo.Quer que participem na festa em honra da padroeira da mesma, pondo de lado o decoro esperado de três órfãs.

Luísa emigrou para França, é viciada em trabalho e despreza o seu passado. Praticamente jurara não voltar a pisar a vila da sua infância. Cecília, recentemente casada, é pianista de fama relativa e acabara de se mudar definitivamente para Vila Flor. Inês, que dedica a sua juventude às causas políticas, mal recorda um pai de quem se vai falar bastante e que morreu num trágico acidente de carro em vésperas de Natal...

Com a ajuda de Elisa, única irmã de Carolina, vão desvendar ao longo de quatro dias o passado inesperado da mãe, que não é bem aquilo que tinham julgado, e que cometeu um acto indesculpável para prender, há trinta e oito anos atrás, aquele que viria a ser o pai das suas três filhas...


Opinião:


O Funeral da Nossa Mãe é um livro que surpreende. História que explora o poder do passado para a realização no futuro, possui uma ação voltada para uma aldeia fictícia do Alto Alentejo, remetendo para os valores tradicionais de Portugal.

Ao início, o leitor pode estranhar os saltos que são dados de modo a apresentar os pontos de vista das três irmãs. Contudo, com o decorrer da leitura e com a captação da personalidade de cada uma, tudo parece surgir de forma fluida e natural.

Criadas num seio familiar repleto de mistérios, Luísa, Cecília e Inês decidiram dirigir-se para pontos opostos quando alcançaram a vida adulta. Porém, à medida que vão desvendados a estranha história dos pais, vão perceber que a felicidade só pode ser alcançada quando o passado é compreendido e aceite.

Célia Correia Loureiro surpreende com uma escrita acessível e bastante emotiva. Através da autora, percebemos com clareza as motivações, os pensamentos e as ações destas três irmãs tão diferentes que parecem representar a racionalidade, a emotividade e a impulsividade, três características que quando em equilíbrio tornam o ser humano completo.

Determinada em apresentar a sua história às filhas de modo a voltar a juntá-las, Carolina opta pelo suicídio. Esta solução final era algo muito desejado por uma mulher que viveu para amar um homem e que, por isso, teme ter desprezado as filhas. Carolina leva as filhas a regressarem à terra onde cresceram, e obriga-as a participar nas festas tradicionais do local.

Algo contrariadas e sem perceberem os motivos da mãe, as três irmãs acabam por sucumbir aos seus últimos desejos e iniciam uma jornada de autoconhecimento que as vai impelir à busca da felicidade, em contradição com o comodismo satisfatória em que se encontravam e as tornava incompletas.

O Funeral da Nossa Mãe é um livro belíssimo que apenas pode pecar pelo teor negativo d palavra “funeral” no título, que tende a afastar alguns leitores que ficariam impressionados com esta trama.  Contudo, possível leitor desta obra, trata-se de uma edição bem conseguida, bonita e dotada de uma história impressionante sobre a força e a importância da família que ficará, com certeza, guardada na memória.

Este foi o primeiro livro que li de Célia Correia Loureiro, mas fiquei cativada. Aguardo novas histórias da autora e vou procurar as anteriores. Recomendo!

2 comentários:

Célia disse...

Olá querida Cláudia,
Muito obrigada!

Mas atenção que a editora é a Alfarroba Edições.

Cláudia disse...

Olá Célia! Fiquei algum tempo à procura do erro e finalmente o descobri. Peço desculpa pelo mesmo, foi logo corrigido.*