sábado, 30 de junho de 2012

Opinião: O Beijo das Sombras (Série Merry Gentry #1)


Autor: Laurell K. Hamilton
Título Original: Kiss of Shadows (2000)
Tradução: Nanci Marcelino
ISBN: 9789896373252
Editora: Edições Saída de Emergência (2011)

Sinopse:

Num mundo moderno que é habitado por seres fantásticos, Meredith é uma princesa da corte real dos Sidhe. Por ser mestiça,Meredith foi obrigada a abandonar o local que chamava lar e agora refugia-se em Los Angeles, onde, sob uma nova identidade, trabalha como detetive privada numa empresa ligada ao sobrenatural. Há três anos a viver nestas circunstâncias, Meredith vê o seu disfarce em risco quando volta a entrar em contacto com o seu povo durante uma missão.

Agora, a princesa das fadas está encurralada: deverá voltar a estabelecer contato com a sua temível rainha e tia ou será melhor continuar a fugir?  

Opinião:

“O Beijo das Sombras” é um romance sobrenatural com um forte teor sexual. Se, por um lado, assiste-se a uma apresentação de um mundo obscuro que inicialmente parece ser interessante, a verdade é que este é colocado em segundo plano, em detrimento de todas as relações que a protagonista vive.

Meredith não é uma personagem cativante. Se ao início é apresentada como possuidora de certas características, depressa essas acabam por se desvanecer. Sinceramente, nem sei bem como a descrever, pois nem por um momento a achei bem construída (nem a ela nem a qualquer outra personagem).

Até mesmo a própria ação não convence, uma vez que mais parece consistir numa sequência de acontecimentos sem grande ligação entre eles. Estes acabam por estar concentrados em momentos de sedução demasiado longos e, muitos deles, sem grande razão aparente. Fez-me uma certa confusão o facto de a protagonista ter contacto sexual com quase todas as personagens masculinas que surgem, um exagero que acaba por ser maçador e pouco estimulante (“O quê? Apareceu uma novo macho e a Meredith diz que nunca gostou dele? Vai haver sexo na certa!” ). Esperava um enredo repleto de sensualidade, mas este livro pareceu-me bastante básico e até vulgar. 

O único ponto que merecia algum interesse foi a exploração da sociedade Sidhe, mas, como já disse, o facto de este ser colocado em segundo plano acaba por ser dececionante, até porque já vi noutros livros esta mitologia melhor apresentada.

O decorrer da ação é demasiado lento e interrompido por elementos que parecem não fazer grande sentido. A história parece não ter linearidade, ficando a ideia de que foi construída através da junção de certos momentos que não possuem uma ligação forte e consistente.

Da mesma autora, já li os dois primeiros livros das aventuras de Anita Blake (publicados na Coleção 1001 Mundos) e confesso que essas narrativas são mais cativantes do que esta, o que me fez ficar um pouco desapontada. Reconheço que este é o primeiro livro de uma saga, mas custa-me a acreditar que a leitura dos próximos me façam mudar de opinião. No final, não ficou a vontade de acompanhar este coleção.

2 comentários:

addle disse...

Não me importo de livros sobrenaturais com toques de sexualidade, mas quando a personagem principal está com todos os homens que lhe aparecem à frente fica com uma história completamente absurda.

Cláudia disse...

Para mim esse foi o grande problema. Tudo bem, a autora diz que a protagonista descende de cinco deuses da fertilidade, mas não é preciso cair no exagero, pois torna-se absurdo. Gostava de ter visto a história mais desenvolvida e mais ligação entre os momentos