sábado, 19 de maio de 2012

Opinião : Lágrimas do Sol e da Lua, O Círculo do Medo e Os Três Reinos


Autor: Sandra Carvalho
ISBN: 9789722336482, 9789722338417 e 9789722340397
Editora: Editorial Presença (2006, 2007 e 2008) 

Sinopse:

Lágrimas do Sol e da Lua, O Círculo do Medo e Os Três Reinos correspondem ao terceiro, quarto e quinto volume de A Saga das Pedras Mágicas, respetivamente.  Estes três volumes têm Edwina como protagonista, a filha primogénita de Catelyn e Thorst. Sandra Carvalho retoma, assim, o seu mundo, ao apresentar uma nova geração que continua a debater-se com os problemas dos seus antepassados.

A responsável e madura Edwina aceita o cargo de Guardiã da Lágrima do Sol e aguarda o chamamento da Pedra do Tempo, enquanto o seu primo, Edwin, é treinado por Sigarr nos mistérios da Arte Obscura. Apesar de os dois estarem a ser instruídos para caminhos diferentes, forças superiores teimam em uni-los.
Num tempo de paz, os poderes dos Feiticeiros voltam a ameaçar uma família que vai fazer de tudo para restaurar a união entre os povos e para alcançar a felicidade.

Opinião:

Sandra Carvalho conseguiu dar continuidade à trama criada nos dois primeiros volumes da saga (ver opinião aqui). As personagens que já são conhecidas do leitor passam para um segundo plano, sendo dado destaque às três filhas de Catelyn e Thorst: Edwina, Thora e Freya. As três parecem ser movidas por forças distintas, e é isso que as completa. Enquanto Edwina parece ligada à razão, Thora é uma guerreira impulsiva e Freya uma sonhadora emotiva.

À semelhança dos volumes anteriores, estes também possuem uma escrita envolvente, mas o enredo parece ser mais fraco. Isto acontece por ser mais difícil criar empatia com a protagonista, que passa muito tempo a preocupar-se com as suas relações e que tem sempre uma atitude politicamente correta, o que pode ser considerado aborrecido em alguns casos. Contudo, as personagens que a envolvem acabam por ser mais cativantes, com especial destaque para Thora, uma mulher corajosa que luta para alcançar aquilo que deseja no complicado mundo dominado pelos homens.

A repetição dos nomes em diferentes personagens ou a grande semelhança entre estes pode gerar alguma confusão ao longo da leitura, e a resolução demasiado fácil de alguns problemas que pareciam ser realmente complexos acaba por desagradar.

Estes três volumes são os mais fracos da saga. Podem desagradar o leitor com expetativas mais elevadas, por possuírem uma história que se arrasta e devido à protagonista pouco convincente. Contudo, aconselho a não desistirem deles, pois os dois que se seguem tiram as dúvidas e provam que Sandra de Carvalho é uma contadora de histórias.

Sem comentários: