sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Comprar o livro pela capa 24: A Lâmina

E chegou mais um "Comprar o livro pela capa"!

Desta vez, o livro escolhido é A Lâmina, de Joe Abercrombie, publicado na coleção 1001 Mundos.


Negra e mórbida, a primeira capa chamou a atenção quando chegou ao mercado nacional. Destaco o vermelho em contraste com o negro e a utilizado de um fundo repleto de caveiras, o que dá a ideia de que se trata de um livro pefeito para quem gosta de personagens retorcidas e cenários assustadores. Gosto desta capa, mas sinto que não faz jus à história.


Mais leve do que a anterior, a segunda capa apresenta uma figura humana em destaque. Este homem indefinido tanto pode representar Jezal dan Luthar como Logen Novededos. De notar ainda que, desta vez, optou-se por utilizar uma gradação de tons de castanho (cores mais leves do que as utilizadas na primeira capa) que dão a ideia de antigo que é reforçada por outras particularidades da imagem. Parece-me tratar-se de uma imagem mais comum, mas que, apesar disso, se encontra mais ligada à trama.

Que acham? Para vocês, qual é a capa mais apelativa?

6 comentários:

Rita Verdial disse...

Sinceramente, nem sei que dizer neste caso... O meu livro é o da 1ª capa, mas sinceramente acho que nenhuma das duas foi bem conseguida.
Este é mesmo daqueles casos que não percebo porque é que não pegaram antes na original?! Essa sim acho que está fantástica.
Agora estas duas... Meh :p

Cláudia disse...

Eu gostei bastante da primeira, mas depois fiquei desiludida porque não tinha nada a ver com a história. Lembro-me que a meio da leitura me perguntei "então, mas onde estão as caveiras?"

p7 disse...

Eu conhecia a capa original, por isso quando vi a primeira capa portuguesa detestei, mesmo. Sugere-me um tipo de livro muito diferente.

A segunda vai mais de encontro ao típico na fantasia, o que se calhar não é bem o estilo do livro, mas é capaz de incitar mais facilmente um leitor a pegar-lhe.

Cláudia disse...

Percebo P7, mas também acho que a segunda é muito comum e isso pode fazer com que seja apenas mais uma e não uma que se destaque.

Fiacha disse...

Olá,

O meu exemplar é tambem o do 1º livro e ainda assim gosto mais desse.

Mas penso que é um livro que merecia uma melhor capa, pelo anos mais apelativa.

Uma trilogia que estou a adorar ;)

Bjs

Rita Verdial disse...

Pois, é isso que eu acho também: a 1ª capa nada tem que ver com a história, já que sugere tudo muito negro e maléfico... E a 2ª é muito banal.
A própria editora já tinha dito que a 1ª capa não tinha tido sucesso e com esta nova esperavam chegar a mais gente... Eu percebo-os, mas acho que as capas originais fariam um trabalho muito melhor :p