quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Opinião: Monstress - volume 4: Os Escolhidos


 Título Original: Monstress - vol4: The Chosen (2019)
Autor:
Marjorie Liu e Sana Takeda
Tradutor:
Renato Carreira
ISBN: 
9789897732256
Editora: Saída de Emergência (2020)

Sinopse:

Neste quarto volume, Maika está finalmente perto de encontrar as respostas que há muito procura — mas a que preço? Quando os seus amigos e aliados revelam segredos escondidos e alianças instáveis, Maika vê-se face a face com um estranho do seu passado longínquo, um carismático demagogo cujas ligações a Maika e Zinn são mais profundas do que alguma vez se poderia imaginar.
Com uma guerra iminente entre Humanos e Arcânicos — uma guerra que ninguém quer impedir —, que lado irá Maika escolher?

Opinião: 

Ler mais uma volume de Monstress é um verdadeiro deleite. Neste quarto livro, Marjorie Liu volta a surpreender com uma história complexa e intrincada, enquanto Sana Takeda encanta com uma arte gráfica belíssima. Em Os Escolhidos, surgem novas informações, reviravoltas e perigos para Maika e para as outras personagens que já nos conquistaram em episódios anteriores. 

Neste volume, acredito que o ponto forte sejam as novas revelações que surgem sobre o passado de Maika. Não são informações que esperava receber, mas que fazem todo o sentido e justificam alguns pontos que continuavam pendentes. Isto faz com que surjam novas personagens, voltando a ser impressionante o nível de profundidade que Marjorie Liu consegue construir nestas figuras. Fica patente a mensagem de que não somos o reflexo dos nossos pais, mas sim quem escolhemos ser.

Nesta parte da história, volta a haver uma maior aposta no nível estratégico e não tanto na ação. Gostei que fosse dado ao leitor diferentes pontos de vista da tensão que está a existir, de modo a se compreender os pontos de vista de diferentes partes. Acho que, a única coisa que fica a saber a pouco, é mesmo o facto de este livro ser o meio de uma história maior. Como tal, surgem novos dados, mas não há grande conclusão.

Adorei que fosse dado um maior destaque a Kippa, uma figura que me conquistou desde o primeiro volume. Percebe-se que grandes feitos lhe estão destinados e que esta não é apenas uma figura relegada para o papel de parceiro da protagonista. No entanto, gostaria de ter visto mais de Zinn e também de Ren. Percebe-se que não há espaço para desenvolver todas as figuras ao mesmo tempo, mas ficou a sensação de que existiu pouco destas personagens tão relevantes para a trama. 

Em Os Escolhidos, é acrescentada uma nova camada à grande história de Maika. Neste volume em particular, é reforçada a complexidade do mundo criado por Marjorie Liu, assim como da história que nos é apresentada. Acredito que nestas páginas ficou reforçada a ideia de que as amizades são muito importantes, até mesmo entre quem acredita que consegue ir à luta e sair vitorioso sozinho. A ideia de que somos o resultado das nossas ações também ganha força. Claro que vou querer continuar a acompanhar esta obra.



Sem comentários: