quinta-feira, 15 de março de 2018

Opinião: A Profecia Negra (As Provações de Apolo #2)

Título Original: The Dark Prophecy (2017)
Autor:  Rick Riordan
Tradução: Nuno Bombarda de Sá
ISBN: 9789897770111
Editora: Planeta (2018)

Sinopse:

Toda a gente sabe que não se pode meter com Zeus, mas o filho Apolo parece não perceber...
Para castigar Apolo, o deus do Olimpo, Zeus, decide enviá-lo para a Terra, transformado no adolescente Lester. Sem a sua beleza anterior, Apolo vê-se transformado num rapaz cheio de borbulhas, feio e trapalhão... e claro sem poderes!
A única forma que tem de regressar ao Olimpo é devolver a luz às profecias dos oráculos. Mas o que poderá fazer um Apolo sem poderes?

Opinião:

Sim, Rick Riordan escreve livros destinados a um público mais jovem, com histórias cujo final é sempre previsível e personagens muitas vezes imaturas. Contudo, eu continuo a adorar ler estes livros. O motivo? São muito divertidos e dão uma visão original da mitologia sobre a qual se inspira. Nesta nova série, "As Provações de Apolo", o autor pega num deus bastante conhecida do Olimpo e coloca-o no meio de uma aventura de heróis e semideuses. O resultado é refrescante quando comparado com todos os outros livros.

Em A Profecia Negra, voltamos a acompanhar Apolo na sua demanda desesperada por obter o perdão de Zeus e recuperar a sua condição divina. Esta personagem continua a ser hilariante, mas nota-se algum crescimento, nomeadamente o aparecimento de vestígios de compaixão e um leve toque de altruísmo. Gosto dos momentos em que Apolo mais parece uma diva, chocada por não ser constantemente louvada e agraciada. Os seus confrontos com figuras míticas enquanto adolescente desajustado continuam a resultar apesar de este ser o segundo volume das suas aventuras.

Rick Riordan não deixa este protagonista sozinho na sua demanda, recuperando personagens que fizeram sucesso em obras anteriores. Desta vez Percy Jackson não aparece, apesar de ser mencionado, mas há outros nomes queridos que têm um papel fundamental nesta narrativa. Além disso, claro que surgem novas personagens, sendo impressionante pensar como ainda existem figuras históricas ou mitológicas não retratadas por este autor nas suas muitas aventuras que surgem de novo neste livro. A inclusão de casais não heterossexuais e a própria definição da orientação sexual de Apolo são também uma boas opções, pois é algo feito sem preconceitos.

Gosto da ideia de vilão desta trilogia, diferente do que acontecia nos livros passados. Apesar de muitas vezes surgir como sátira, a verdade é que o autor, no seu modo divertido, continua a conseguir dar-nos algumas informações histórias. Gostei de saber um pouco mais sobre alguns dos imperadores de Roma. Apesar de não haver descrições detalhadas, Rick Riodan aguça a curiosidade e levou-me a pesquisar sobre estas figuras.

O desenrolar dos acontecimento é muito rápido, o que proporciona uma leitura ritmada. Não posso dizer que a trama seja imprevisível, pois, apesar dos perigos, temos sempre a certeza de que os nossos heróis vão conseguir superar todos os obstáculos. Não existe em qualquer momento uma verdadeira sensação de perigo, sendo que a nossa curiosidade vai para o modo como as personagens superam as adversidades. Continua a existir muito humor, quer seja pelos diálogos como pelas situações em si.

A Profecia Negra mantém as características das aventuras criadas por Rick Riordan. É verdade que em muitos momentos gostaria de ser realmente surpreendida com reviravoltas diferentes, mas este livro é um dos mais previsíveis do autor. Ainda assim, consegue divertir e proporcionar momentos agradáveis. É que além do humor e das pequenas sementes de curiosidade sobre a época grega e romana que o autor nos deixa, há ainda uma reflexão sobre o que é amizade e o que nos leva a sacrificar pelos outros. Fica o desejo de continuar a acompanhar esta saga.


Outras opiniões a livros de Rick Riordan:
Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)
Percy Jackson e o Último Olimpiano (Percy Jackson #5)
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)
O Filho de Neptuno (Os Heróis do Olimpo #2)
A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo #3)
A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)
A Pirâmide Vermelha (Crónicas de Kane #1)
O Trono de Fogo (Crónicas de Kane #2)
O Oráculo Escondido (As Provações de Apolo #1)

1 comentário:

Unknown disse...

Onde eu consigo comprar ?E esse e o 4 livro mesmo né?