sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Opinião: O Anjo de Munique

Título Original: L'angelo di Monaco (2020)
Autor:
Fabiano Massimi
ISBN: 
99789897840500
Tradutor: Inês Guerreiro
Editora:
Suma de Letras (2020)

Sinopse:

Munique, Setembro de 1931. Faltam poucas semanas para que umas eleições históricas outorguem o poder aos nazis. O comissário Sigfried Sauer é chamado com urgência a um elegante apartamento, onde Angela Raubal, 22 anos, conhecida como Geli, é encontrada no seu quarto sem vida. Ao lado do corpo um revólver, tudo sugere que se trata de um suicídio.

Geli, no entanto, não é uma mulher comum e o apartamento onde vivia e morreu, bem como o revólver que disparou o tiro fatal, não pertencem a um homem qualquer, são do seu «tio Alf», que o resto da Alemanha como Adolf Hitler, o político mais notório do momento. Em parte também por causa dessa estranha relação com a sua sobrinha, fonte de indignação e escândalo entre as fileiras dos seus inimigos e entre os seus colaboradores mais próximos. Sempre juntos, sempre felizes e sorridentes numa intimidade adolescente.

O inspector Sauer se encontra dividido na sua investigação entre aqueles que o mandam encerrar a investigação passadas escassas horas e aqueles que o instruíram a ir ao fundo do caso e descobrir a verdade, qualquer que seja.

Opinião:

O Anjo de Munique é um livro de Fabiano Massimi, publicado pela Suma de Letras. Trata-se de uma obra fortemenente inspirada em factos históricos, na qual factos e ficção se entrelaçam com mestria. Fabiano Massimi recupera o mistério que rodeia a morte de Angela Raubal, a adorada sobrinha de Adolf Hitler que perdeu a vida a vida aos 23 anos.

Ao longo da narrativa, acompanhamos a investigação policial que é feita a este caso. Através do ponto de vista do agente Sigfried Sauer, ficamo a conhecer as muitas hipóteses, as pistas que vão surgindo e, com isso, começamos a avistar uma possibilidade de verdade para esta morte. Ao mesmo tempo, encontramos inúmeras figuras históricas. Personalidades estas que recebem a criatividade do autor no que toca a construção, sendo esta baseada em registos factuais.

Ao ler O Anjo de Munique, surge a sensação de que esta história poderia ser real. O autor fudamentou muito bem as suas escolhas, sendo, por vezes, difícil distinguir o que é facto do que é ficção. Nota-se que existiu um grande trabalho de investigação para que a narrativa ficasse o mais fiel à realidade possível. Além disso, o rápido desenrolar dos acontecimentos e as muitas reviravoltas existentes fazem com que esta trama seja apelativa e proporcione uma leitura interessada.

Terminada a leitura, senti que estive perante uma obra de grande qualidade. Ficou a vontade de pesquisar sobre alguns acontecimentos e figuras históricas, de modo a saber mais sobre esta época tão decisiva, não só para a Alemanha, mas para o mundo em geral. O Anjo de Munique resgata um episódio muitas vezes esquecido, mas que é crucial e que deve ser recordado. 

 


Sem comentários: